A Microsoft lançou uma atualização de emergência para solucionar um bug do Windows Server que está causando problemas de conexão e desempenho na Área de Trabalho Remota. As versões do Windows afetadas são a Windows Server 2022, Windows Server 2019, Windows Server 2016 e Windows Server 2012 R2. É importante mencionar que estas atualizações não estão disponíveis no Windows Update e não serão instaladas automaticamente.

A Microsoft diz que está "lançando atualizações Out-of-band (OOB) hoje, 4 de janeiro de 2022, para resolver problemas em que o Windows Server pode apresentar tela preta, início de sessão lento ou lentidão geral". A desenvolvedora do Windows informa que o administrador do sistema operacional "pode não conseguir usar a Área de Trabalho Remota para acessar o servidor" e que "em algumas circunstâncias, o servidor pode parar de responder."

Como baixar e instalar atualizações de emergência para o Windows Server 2019 e Windows Server 2012 R2

Como já foi dito acima, as atualizações de emergência não estão disponíveis no Windows Update para serem instaladas automaticamente. Para obter os pacotes de atualização com as correções, basta seguir as instruções destes artigos de conhecimento da Microsoft: KB5010196 e KB5010215.

É possível baixar as atualizações através do Catálogo do Microsoft Update [1, 2]. O administrador corporativo poderá importar as atualizações para o Windows Server Update Services (WSUS) manualmente, basta seguir as instruções disponíveis neste documento de suporte.

Observação: Como estes updates são cumulativos, não será necessário instalar patches anteriores do Windows Server antes de instalá-los.

Nem todas as versões do Windows afetadas possuem atualização disponível

Infelizmente a Microsoft ainda não disponibilizou a correção do bug para todas as versões do Windows Server. O Windows Server 2022 e o Windows Server 2016 ainda não possuem uma atualização para a correção, mas foi dito que será disponibilizada uma solução nos próximos dias.