A Microsoft planeja unir seus aplicativos OneNote e OneNote for Windows 10 em um único. A empresa pegou todas as melhorias feitas no app UWP OneNote for Windows 10 e está trazendo para o programa para desktop normal do OneNote (instalado junto com o pacote de programas do Microsoft 365).

Estes aprimoramentos no OneNote irão chegar nos próximos 12 meses para a versão de desktop tradicional (instalado junto com o pacote Office). Dentre as novidades teremos uma atualização no visual e os "principais recursos existentes de forma exclusiva no OneNote for Windows 10". Não se sabe exatamente ainda quais funcionalidades serão transferidas para o programa tradicional do OneNote, porém a Microsoft diz:

"Estamos trabalhando para garantir que todos os recursos mais apreciados continuem a fazer parte do OneNote."

Os usuários que utilizam atualmente o OneNote for Windows 10 serão solicitados a atualizar para o aplicativo de desktop no segundo semestre de 2022. Os desenvolvedores do OneNote dizem:

"Os avanços no Windows e no Office nos permitirão unificar os dois aplicativos para que você tenha a simplicidade de um único aplicativo OneNote no Windows enquanto desfruta da interface e dos recursos com os quais você já está familiarizado."

Suporte ao OneNote for Windows 10 termina em 2025

Mesmo com estas alterações, a Microsoft diz que não irá encerrar em 2022 o UWP do OneNote for Windows 10. Porém, em outubro de 2025, todos serão obrigados a migrar para o aplicativo para desktop.

As alterações irão afetar as outras versões do OneNote

De acordo com a Microsoft, o OneNote não irá parar de funcionar em outras plataformas como macOS, iOS, Android ou web. Trata-se somente de uma unificação de aplicativos, onde espera-se que haja uma melhoria para todos.