Sempre que você formata seu computador, lá se vão todos os programas e arquivos, por este motivo é extremamente essencial realizar um backup. Bom, copiar os arquivos do backup de volta para o HD é fácil, o verdadeiro problema é instalar todos aqueles programas de novo, mas fique calmo que a gente tem uma solução para isso.

A solução se chama Ninite. E é basicamente um site, que oferece uma lista de programas para download, porém o diferencial é que você escolhe os programas que deseja instalar no seu computador, então realiza o download de todos de uma vez, e o mesmo vale para a instalação, todos são instalados em apenas uma leva, lhe muito tempo.

O único problema do Ninite é que ele não oferece programas pagos ou mais avançados, apenas os básicos em suas versões gratuitas. Mas vamos ao tutorial de como usar esta ferramenta.

Passo 1 - Acesse o site do Ninite

.

Passo 2 - Escolha os programas que deseja instalar no seu computador e depois clique em Get Your Ninite

.

Passo 3 - Abra o instalador do Ninite, ele automaticamente irá começar a realizar o download dos aplicativos e também a instalá-los. Basta apenas aguardar. 

.

Passo 4 - Depois que o procedimento de download acabar é só clicar em Close, que seus programas já vão estar instalados e funcionando normalmente em suas versões mais atualizadas. 

;

Essa é a dica mais aconselhada para poupar tempo na instalação de programas depois de formatar o PC, se você conhece outros truques comenta ai pra gente, ou se estiver precisando de outras dicas, ficaremos felizes em lhe ajudar com mais alguns posts.