O WhatsApp está ganhando um novo design trazendo uma grande reformulação em sua interface. A novidade foi relatada pelo site WABetaInfo, onde é dito que as guias que ficavam no topo do aplicativo agora estão embaixo na versão beta do WhatsApp, além de outras mudanças, como você poderá conferir a seguir.

A versão 2.23.13.16 do WhatsApp beta para Android, recebeu uma grande reformulação na interface do usuário (UI) em sua tela inicial. Todas as guias que anteriormente ficavam no topo foram para baixo. Além disso, todas elas ganharam um símbolo de identificação e tiveram a ordem alterada.

Captura de tela mostrando a nova interface (UI) do WhatsApp. Fonte: WABetaInfo
Captura de tela mostrando a nova interface (UI) do WhatsApp. Fonte: WABetaInfo

Como você pode ver acima, agora temos da esquerda para a direita as guias de Conversas, Status, Comunidades e Ligações. Como agora há um ícone para cada uma delas, fica mais fácil de identificar e selecionar a opção desejada. A nova UI apresenta elementos do Material Design 3, a última versão do sistema de design do Google.

As mudanças implementadas na nova atualização do WhatsApp (beta) para Android trazem uma aparência mais moderna. Acredita-se que com esta nova mudança o usuário também consiga alternar entre as guias apenas deslizando o dedo sobre elas, mas não há nada confirmado a respeito deste mecanismo.

Lançamento e disponibilidade

A nova interface do WhatsApp foi lançada apenas na versão 2.23.13.16 do WhatsApp beta para Android e na versão 23.17.1.77 do WhatsApp beta para iOS. Ou seja, as novas alterações ainda estão sendo testadas e infelizmente ainda não há uma data para quem elas sejam disponibilizadas para todos em uma próxima atualização "estável" do WhatsApp.