O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado em todo o mundo e orgulhosamente é um dos únicos apps em que as conversas são 100% criptografadas. Mesmo assim, o app continua recebendo novos recursos de segurança, e agora está lançando três novos métodos para proteger ainda mais suas conversas pessoais. São eles: Proteção de conta, Verificação de dispositivo e Códigos de segurança automáticos.

Proteção de conta

Quando você quiser transferir sua conta do WhatsApp para outro dispositivo, um alerta será exibido no smartphone original para ter certeza de que realmente é você quem está fazendo a solicitação. Foto: WhatsApp
Quando você quiser transferir sua conta do WhatsApp para outro dispositivo, um alerta será exibido no smartphone original para ter certeza de que realmente é você quem está fazendo a solicitação. Foto: WhatsApp

O recurso Proteção de conta é uma adição importante para garantir que somente você possa transferir sua conta do WhatsApp para outro dispositivo. Com essa nova camada de segurança, o aplicativo solicitará que você confirme que deseja prosseguir com a transferência em seu dispositivo antigo. Isso significa que, se alguém tentar transferir sua conta sem sua permissão, você será alertado imediatamente e poderá impedir a ação antes que qualquer dano seja causado.

Essa verificação de segurança extra ajuda a garantir que suas informações pessoais e conversas sejam mantidas em segurança. A Proteção de conta é particularmente útil em situações em que você perdeu ou teve seu dispositivo roubado. Com o recurso, é possível impedir que um invasor acesse suas mensagens pessoais, mesmo que eles tenham acesso físico ao seu antigo dispositivo.

Verificação do dispositivo

A Verificação de dispositivo é uma medida de segurança adicional para ajudar a proteger sua conta do WhatsApp contra malware e outras ameaças à privacidade. Essa camada extra de segurança ajuda a autenticar sua conta e protegê-la caso seu dispositivo seja infectado com algum tipo de vírus. Basicamente, ele fará uma verificação automática em seu dispositivo para identificar possíveis malwares invadores em seu smartphone. O recurso verifica constantemente a integridade do seu dispositivo e da sua conta, e se houver qualquer suspeita de invasão, um alerta será emitido.

Os malwares são uma das maiores ameaças à privacidade e segurança das pessoas hoje em dia, e pode explorar os lugares mais sensiveis do seu celular sem sua permissão. Com a Verificação de dispositivo, você pode continuar usando o WhatsApp sem interrupções, pois o recurso trabalha em segundo plano para proteger sua conta contra possíveis invasões.

Códigos de segurança automáticos

O WhatsApp também está adicionando um recursos chamado Códigos de segurança automáticos que nada mais é que uma nova camada de segurança que ajuda a garantir que suas conversas sejam seguras e privadas. Esse recurso é baseado em um processo chamado "Transparência Essencial" e permite que você verifique automaticamente se a conexão de uma conversa é segura.

Ao clicar na aba de criptografia nas informações de um contato, você poderá verificar imediatamente se aquela conversa é segura. Com esse recurso, você pode ter certeza de que está conversando com a pessoa certa e que suas conversas estão protegidas com criptografia de ponta a ponta.

Disponibilidade

Segundo o próprio WhatsApp, esses três novos recursos de segurança serão liberados para todos os usuários do app dentro dos próximos meses.

Fonte