O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular e amplamente usado, o qual permite compartilhar fotos, vídeos, status, além de muitas outras coisas. Ele é bastante útil, quando se trata de fins pessoais ou mesmo profissionais. Por conta disso, é natural que o nosso celular fique repleto de imagens e vídeos, que comprometam o armazenamento do aparelho.

Em suma, é natural receber muitas imagens no WhatsApp de nossa família e amigos. Às vezes, excluímos intencionalmente as fotos do WhatsApp para limpar o armazenamento do telefone. Por outro lado, algumas fotos muito importantes podem ser excluídas acidentalmente.

Neste caso, é fundamental saber se é possível, e como recuperar as imagens e os vídeos apagados. Por isso, confira abaixo, tudo que sabemos sobre como recuperar as mensagens de mídia excluídas do app de mensagens.

Como recuperar fotos e vídeos apagados do WhatsApp?

Fonte: Oficina da Net
Fonte: Oficina da Net

Abaixo, confira como você pode recuperar os seus arquivos apagados:

1. Via Galeria

O jeito mais fácil de recuperar vídeos apagados do WhatsApp no seu dispositivo Android é usando o app de galeria no seu telefone. Isso só funciona se você não clicou na caixa "Limpar mídia do telefone" quando o vídeo ou imagem foi excluída.

Para recuperar vídeo usando esse método, realize essas etapas:

  • Acesse a sua galeria no seu dispositivo Android. Os dispositivos Android armazenarão naturalmente a mídia em seu telefone em pastas separadas;
  • Clique no ícone do álbum para encontrar os vários álbuns salvos no seu telefone. Você encontrará uma pasta dedicada para os arquivos do WhatsApp. Seu vídeo será salvo nesta pasta e deve ser recuperável.

Aqui vale ressaltar: Em algumas versões mais antigas do software operacional Android, seus vídeos podem não ser salvos nesse local. Talvez seja necessário navegar até a pasta de vídeo do WhatsApp usando um gerenciador de arquivos, como o Google Files.

2. Via aplicativo de recuperação

Outra maneira de recuperar vídeos apagados do WhatsApp no seu telefone Android é usando um aplicativo de recuperação como o iMyFone ChatsBack. Este método é útil para quem recebeu o vídeo e imagem, e acidentalmente excluiu depois. O download do app é gratuito, e após baixar, você deve:

  1. Inicie o aplicativo iMyFone ChatsBack no computador;
  2. Em seguida, ligue o dispositivo ao computador;
  3. Feito isso, selecione Recuperar vídeos do WhatsApp do armazenamento do dispositivo;
  4. Logo após, clique no botão Iniciar para digitalizar e buscar seus dados do WhatsApp.
    • Você precisará adicionar o seu número de telefone após a digitalização.
    • Depois, um SMS de verificação será enviado para você.
    • Feito isso, você poderá seguir com a próxima etapa para analisar;
  5. Após o app começar a análise, você poderá selecionar os vídeos excluídos do WhatsApp que deseja ver a partir daí;
  6. Quando você clica em Recuperar para o dispositivo ou Recuperar para o PC, esses vídeos serão restaurados.

3. Via backup do Google Drive

A solução envolve o uso do Google Drive Backup para recuperar dados de vídeo perdidos ou excluídos do WhatsApp. Na maioria das vezes, o WhatsApp criará um backup de dados à medida que forem criados ou excluídos. Se isso tiver sido feito para o arquivo em questão, você poderá usar o Backup do Google Drive.

Para fazer isso, realize as seguintes etapas:

  1. Desinstale e reinstale o WhatsApp;
  2. Logo após, inicie o WhatsApp e configure o número do seu celular;
  3. Depois, o aplicativo solicitará se você deseja restaurar ou não, o backup disponível;
  4. A partir disso, o WhatsApp começará a restaurar seus dados perdidos, incluindo todos os vídeos que foram excluídos antes.

Lembre-se de que você precisará ter sua conta do Google Drive conectada e vinculada para que essa etapa funcione. Após ter concluído as etapas descritas acima, seus vídeos perdidos devem ser restaurados para o seu dispositivo.

4. Via backup local

O método final envolve o uso do backup local do seu dispositivo para recuperar seus arquivos de vídeo perdidos ou excluídos do WhatsApp. Semelhante ao uso do Google Drive Backup, quando o WhatsApp faz um backup de dados excluídos, ele será armazenado no seu dispositivo na unidade de backup local.

Para usar esse método, conclua as seguintes etapas:

  1. Procure a pasta de arquivos do WhatsApp no Armazenamento do telefone;
  2. Navegue até a tela de armazenamento do telefone do seu dispositivo Android e pesquise "WhatsApp" na barra de pesquisa. Isso abrirá a pasta de arquivos do WhatsApp que foi armazenada no seu telefone. Uma vez que tenha aparecido, abra-o.
  3. Haverá várias pastas na pasta principal de arquivos do WhatsApp. Selecione e abra a Pasta de Mídia;
  4. Por fim, na Pasta de Mídia, você verá diferentes pastas para diferentes tipos de mídia do WhatsApp. Selecione a pasta de imagens ou vídeos, e encontre o arquivo excluído.

IMPORTANTE

Se você selecionou "excluir mídia do telefone" após remover vídeos do WhatsApp, esse método não vai funcionar. É dito isso, pois os seus dados serão excluídos antes que pudessem ser armazenados na unidade de backup local.