Finalmente o Whatsapp recebeu na última atualização de sua versão estável o tema escuro (modo escuro, dark mode ou night mode). Depois de vários meses com a funcionalidade disponível somente em sua versão beta, a tela escura do app de mensagens chega para o público geral. Caso você já tenha o modo escuto ativado no iOS 13 ou Android 10, o Whatsapp irá alternar de maneira automática.

Facebook realizou testes para garantir que o tema escuro irá reduzir o brilho da tela

O Facebook realizou ajustes no modo escuro do Whatsapp no intuito de garantir que o tema irá reduzir o brilho da tela do celular. De acordo com o porta-voz do aplicativo:

"Durante os testes, descobrimos que combinar preto e branco puro cria alto contraste que pode levar à fadiga ocular. Então, você notará um fundo cinza escuro especial e uma cor esbranquiçada que diminui o brilho da tela, reduz o brilho e melhora o contraste e a legibilidade."

Confira o anúncio da novidade no perfil oficial do Whatsapp no Twitter:

O tema escuro será completamente preto nos smartphones com iOS (iPhone) e cinza nos celulares Android.

Visual do tema escuro do Whatsapp no Android. Fonte: The Verge

Visual do tema escuro no iOS (iPhone). Fonte: The Verge

Esta é uma funcionalidade muito desejada e pelo visto, de acordo com o vídeo abaixo, muito necessitada, onde mostra pessoas apertando os olhos ao ver a claridade do display do telefone:

Você pode atualizar o Whatsapp entrando na App Store (Apple) ou Play Store (Android) para obter a nova funcionalidade.

Como ativar o tema escuro

Para saber como ativar o tema escuro no WhatsApp, atualize o app nos links acima e depois siga este tutorial.

Fonte: The Verge