O WhatsApp irá reduzir ainda mais o número de contatos em que é possível compartilhar mensagens de uma única vez. Agora, o número passa a ser de cinco contatos, no máximo. Atualmente, o limite é de 20 pessoas ou grupos, sendo que foi baixado justamente para diminuir com a disseminação de notícias falsas e spams.

A novidade surgiu através do WABetaInfo, que é bastante conhecido por adiantar mudanças cruciais envolvendo o aplicativo de mensagens do Facebook.

WhatsApp restringe ainda mais o número de mensagens enviadas.
WhatsApp restringe ainda mais o número de mensagens enviadas.

O compartilhamento reduzido para cinco envios estava em vigor somente na Índia, em razão de uma onda de notícias falsas que fez com que várias pessoas fossem linchadas, já que eram apontadas injustamente como ladrões de crianças.

Na Índia, a propagação de tais notícias faltas acarretou na morte de 27 pessoas por linchamento. Antes destes caos, os usuários do WhatsApp podiam espalhar conteúdo para até 250 chats de uma única vez. O aplicativo, na época, disse que a Índia era "onde as pessoas encaminham mais mensagens, fotos e vídeos que qualquer outro país no mundo".

A novidade passará a valer para o mundo todo. Ainda não temo informações de quando a novidade chegará ao Brasil, mas há relatos que em alguns países já tenha chegado. Alguns usuários europeus e de países como a Áustria relataram terem recebido a novidade.

Agora, resta saber se a medida irá mesmo diminuir a disseminação de notícias falsas ou não. O problema, certamente, é bastante sério, e precisa ser tratado com cuidado, já que a propagação de notícias através do aplicativo é bastante rápida.

Fonte: WABetaInfo