O WhatsApp revelou que começou a disponibilizar para todos os usuários do mensageiro o novo recurso que é capaz de reconhecer se uma mensagem foi copiada pelo seu amigo, colega, parente, enfim, pelo contato, ou se eles escreveram a mensagem.

A ferramenta em questão começou a ser testada por alguns usuários no início do mês passado, sendo aplicada a versão 2.18.179 no WhatsApp Beta e agora está visível "para 100% da sua base de usuários", disse a equipe do WhatsApp através de nota oficial à imprensa.

"A função ajudará a determinar se um amigo ou familiar realmente escreveu a mensagem que enviou ou se o texto veio originalmente de outra pessoa. Para visualizar a nova etiqueta de "encaminhada", é necessário ter a atualização mais recente do WhatsApp."

WhatsApp libera recurso de envio de mensagens encaminhas para todos usuários.
WhatsApp libera recurso de envio de mensagens encaminhas para todos usuários.

O rótulo de "Encaminhada" é exibido no início do balão de diálogo, juntamente com uma seta. Com isso, o receptor da mensagem sabe que a pessoa com quem ele está conversando não escreveu originalmente o material.

Assim, o mensageiro tem como objetivo tornar as conversas mais fáceis de serem acompanhadas, sejam elas através de grupos ou mesmo individuais. "O WhatsApp se importa profundamente com a sua segurança. Encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas."

Outras boas novidades devem chegar em breve ao mensageiro, como o recurso de não salvar fotos, vídeos e outros arquivos de mídia na galeria do aparelho. Além disso, a detecção de links suspeitos também deverá ser incorporado ao mensageiro, como tentativa de barrar as notícias falsas que se espalham facilmente pelo WhatsApp.

Vale mencionar que o envio de mensagens falsas através do WhastApp já causou a morte de várias pessoas na Índia. Um motivo a mais de o mensageiro investir fortemente no fim das fakes news.