No último trimestre, a contagem de usuários do Twitter sofreu uma queda em razão da repressão para livrar a rede social de bots, spams e outras contas com problemas. A base de usuários mensal da empresa caiu de 335 milhões no último trimestre para 326 milhões no atual trimestre.

A queda, neste caso, não foi inesperada, De acordo com o Twitter, no mês passado começou a eliminar contas ruins de modo ainda mais rápido. Sendo assim, a empresa alertou que poderia perder milhares de usuários nos próximos meses. Tudo isso ocorre em razão à nova tecnologia que ajudou a identificar  as contas falsas. O Twitter acabou dando fim a mais contas falsas que adicionado as reais.

Twitter perde 9 milhões de usuários sob repressão bot.
Twitter perde 9 milhões de usuários sob repressão bot.

De qualquer modo, fazer uma limpeza em tais contas deve proporcionar uma melhora na rede social. Em contrapartida, os números atuais mostram o quão mal o Twitter está crescendo. Além de ter perdido usuários, a base de usuários atinge o mesmo patamar que em 2017. O Facebook, por exemplo, adicionou 38 milhões de usuários mensais no último trimestre.

Para o próximo trimestre, a expectativa do Twitter é uma queda de "meio milhão de dígitos", mesmo que tais contas não estejam associadas à sua repressão bot. Uma boa parte está associada ao fato ter baixado ofertas de SMS com operadoras, e também em relação da decisão do Twitter em alocar recursos para o GDPR.

O Twitter, mesmo assim, acredita que é feito "progresso significativo melhorando a saúde da conversa pública" através de seu site e ainda vê um grande sucesso no fato em que suas inscrições caíram 20% em relação ao último trimestre, já que foram adicionados novos requisitos de verificação.

"No terceiro trimestre, avançamos na prevenção de novas criações de spam ou suspeitas ao exigir que novas contas confirmassem um endereço de e-mail ou um número de telefone quando assinassem o Twitter e melhorássemos a detecção e a remoção de contas banidas que tentam evitar a suspensão criando novas contas ", disse a empresa em seu registro trimestral.

"Continuaremos nossos esforços para remover contas suspeitas e com spam da plataforma e impedir que a criação delas atenda a uma conversa pública mais saudável", disse ainda.

De qualquer forma, o Twitter continuou gerando lucros. Vamos aguardar o próximo relatório e conferir as novidades.

Fonte: The Verge