O Telegram está lançando o Stories, um recurso muito pedido pelos usuários, segundo Pavel Durov, CEO da empresa. Entretanto, a novidade está restrita, por enquanto para aqueles que pagam pelo Telegram Premium. Através dos Stories do Telegram, o usuário poderá compartilhar fotos e vídeos que desaparecem após algum tempo, assim como no Instagram.

Os Stories do Telegram estão disponíveis apenas para assinantes

Stories do Telegram chegam ao aplicativo, porém para assinantes do Premium somente. Fonte: Oficina da Net
Stories do Telegram chegam ao aplicativo, porém para assinantes do Premium somente. Fonte: Oficina da Net

Embora pareça ser mais do mesmo, ao utilizar os Stories no Telegram, o usuário poderá escolher quando exatamente o conteúdo irá desaparecer, se após 6, 12, 24 ou 48 horas. A grande maioria dos aplicativos que utilizam essa funcionalidade tem Stories que duram 24 horas.

Stories chegam ao Telegram. Fonte: Telegram
Stories chegam ao Telegram. Fonte: Telegram

Outro ponto interessante é a criação de listas diferentes com contatos diferentes para cada Story. Desta forma, fica mais fácil de compartilhar um Story específico com os seus melhores amigos ou somente para os seus colegas de trabalho.

Note que, assim como o Instagram e o Snapchat, é possível enviar reações e responder ao Story de outra pessoa. Entretanto, mesmo que você consiga ver o Story de alguma pessoa, somente se você pagar pelo Telegram Premium, poderá postar Stories.

Atualmente, a postagem de histórias está disponível apenas para assinantes.

Você poderá publicar stories no Telegram utilizando tanto a câmera de selfie (frontal) quanto o conjunto de câmeras na traseira. Mas além disso, será possível gravar vídeos utilizando as câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo. Haverá também a possibilidade de adicionar legendas, emojis e marcar pessoas. Outra funcionalidade do recurso interessante é a opção de escolher se os stories poderão ser visualizados por todos, apenas seus contatos, alguns contatos ou alguns amigos próximos.

Lançamento e disponibilidade

A nova versão do Telegram com o novo recurso Stories já está disponível. Porém, a atualização está sendo disponibilizada aos poucos e pode ser necessário esperar um tempo a mais.