O Telegram está lançando uma nova atualização hoje. As principais novidades que chegaram neste update foram ferramentas para ajudar no controle dos downloads, enviar documentos mais rapidamente, auxiliar na reorganização de álbuns de mídias antes de enviá-los, transformar canais em uma estação de TV e mais.

Antes de começarmos a descrever o que há de novo na atualização do Telegram, é importante mencionar que a empresa informou que possui muitos membros da Ucrânia e que deseja um fim imediato para o conflito. A equipe do Telegram diz:

"Nestes tempos conturbados, encontramos consolação no fato de que nosso trabalho no Telegram ajuda as pessoas a ter acesso rápido a informações críticas - desde declarações oficiais verificadas até alertas de ataques aéreos que levam os civis à segurança. Nossos corações se dirigem a todos os afetados por essa guerra.

Vamos continuar melhorando a habilidade do Telegram de conectar pessoas em áreas com cobertura limitada e resistir a interrupções de serviço."

Gerenciador de downloads

Atualmente o Telegram permite o envio de arquivos de qualquer formato com até 2GB cada e sem limite na nuvem. Quando um download for iniciado, irá aparecer um novo ícone na barra de busca do app. Ao selecionar este ícone ou abrir a aba "downloads", é possível ver os arquivos que estão sendo baixados, podendo pausar ou retomar algum arquivo específico para aumentar a prioridade de determinado download.

Gerenciador de downloads no Telegram.
Gerenciador de downloads no Telegram.

Novo layout para o menu de anexo de arquivos

Para facilitar o envio de arquivos nos bate-papos do Telegram, agora é possível ver uma prévia de como o álbum de imagens irá aparecer ao ser enviado. Além disso, será possível reorganizar ou remover imagens do conjunto formado.

Novo layout para o menu de anexo de arquivos no Telegram. Fonte: Telegram
Novo layout para o menu de anexo de arquivos no Telegram.

No caso do iOS, o ícone de anexo foi totalmente redesenhado para ficar tão bom quanto no Android. Agora há a opção de câmera integrada à galeria, além de uma barra de navegação com acesso rápido às fotos, arquivos, compartilhamento de localização e mais.

A guia de arquivos mostra arquivos enviados recentemente e permite que se busque por nomes.

Transmissão ao vivo através de outros aplicativos

Agora os grupos e canais são compatíveis com transmissões ao vivo de vídeos com espectadores ilimitados. A equipe do Telegram decidiu fazer essa implementação após perceber que blogueiros profissionais e jornalistas estavam utilizando as transmissões do aplicativo cada vez mais para se comunicar com seus inscritos.

Com o novo update, você pode utilizar ferramentas de streaming como o OBS Studio e o XSplit Broadcast para adicionar sobreposições de várias telas com facilidade. Desta forma, é possível transformar qualquer canal do Telegram em uma Estação de TV profissional.

Transmissão ao vivo através de outros aplicativos no Telegram.
Transmissão ao vivo através de outros aplicativos no Telegram.

Para realizar uma transmissão, abra um novo bate-papo de vídeo no seu grupo ou uma nova transmissão ao vivo em seu canal. Em seguida, selecione o botão "começar com" e coloque as informações na sua ferramenta de streaming.

Observação: É necessário que os espectadores atualizem também o aplicativo Telegram para possibilitar o uso do novo recurso normalmente.

Mais novidades

Headers transparentes no modo noturno (escuro)

Agora o modo noturno (escuro) possui headers (cabeçalhos) e painéis com um efeito de transparência sutil. Os stickers (adesivos), mídias e papéis de parede continuam sem sua aparência ser afetada ao rolar a tela.

Mecânica de login refeita

Agora no Android e macOS há animações fluidas ao realizar o login em sua conta.

Links de número de telefone

Agora qualquer pessoa pode criar @nomesdeusuario na tela de configurações, dando opções mais fáceis para encontrá-lo pela busca ou através do link de usuário sem compartilhar o seu número ou telefone.

Links de número de telefone no Telegram.
Links de número de telefone no Telegram.

Na nova atualização é possível compartilhar um link direto com o número de telefone e ao abrir o link, você acessa instantaneamente o bate-papo com a pessoa. O link só irá funcionar se as configurações de privacidade permitirem que outras pessoas o encontrem através do seu número de telefone.

Novas páginas t.me

Com os links t.me, qualquer pessoa pode ter uma prévia dos perfis compartilhados em comentários ou canais públicos. As prévias exibidas têm um novo visual, incluindo papel de parede e elementos de design do app.

O que achou desta nova atualização do Telegram? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!