O aplicativo de mensagens Telegram lançou uma versão alfa de chamadas de vídeo individuais em seus aplicativos Android e iOS, anunciou a empresa, dizendo que 2020 "destacou a necessidade de comunicação cara a cara".

Em uma postagem de blog marcando seu sétimo aniversário, o Telegram descreveu o processo para iniciar uma chamada de vídeo: toque na página de perfil da pessoa com a qual deseja se conectar.

Os usuários podem ligar ou desligar o vídeo a qualquer momento durante uma chamada, e as chamadas de vídeo são compatíveis com o modo picture-in-picture, para que os usuários possam continuar a navegar pelo aplicativo se a chamada ficar chata.

Selecione o contato, toque nos 3 pontos na lateral superior direita e escolha vídeo chamada para uma conversa em vídeo.
Selecione o contato, toque nos 3 pontos na lateral superior direita e escolha vídeo chamada para uma conversa em vídeo.

As videochamadas terão criptografia de ponta a ponta, afirma o blog do Telegram, um dos recursos que definem o aplicativo para chamadas de áudio e mensagens de texto.

"Nossos aplicativos para Android e iOS têm compilações reproduzíveis, então qualquer pessoa pode verificar a criptografia e confirmar se seu aplicativo usa exatamente o mesmo código-fonte aberto que publicamos com cada atualização", de acordo com o post.

Em abril, o Telegram anunciou que lançaria videochamadas em grupo ainda este ano. Não é bem isso, mas na postagem mais recente do blog, a empresa indicou que "as videochamadas receberão mais recursos e melhorias em versões futuras, conforme trabalhamos para lançar videochamadas em grupo nos próximos meses".

O Telegram disse em abril que atingiu 400 milhões de usuários ativos por mês. Embora esteja longe dos números do Whatsapp, o aplicativo já registra uma base de usuários enorme e que sempre buscam trazer os usuários da plataforma concorrente para o Telegram.

E você acha que o Telegram é melhor que o Whatsapp?