Quando o assunto é mensageiro, o Telegram sai na frente de muitos, incluindo os mais famosos, no quesito recursos. Ele foi pioneiro nos stickers e ainda no suporte a GIFs, por exemplo. Agora, uma novidade bastante interessante foi anexada a ele: fotos e vídeos poderão se destruir automaticamente em uma conversa individual.

Quem usa o aplicativo deve conhecer uma função que já conta nos Chats secretos. Agora, porém, ela funciona em qualquer chat privado, o que deve facilitar muito para quem gosta de enviar arquivos que não possam ser armazenados no dispositivo do destinatário.

Telegram snapchat
Telegram snapchat

Para usar o recurso é bastante fácil, ou seja, basta carregar uma imagem através da câmera ou mesmo pela galeria e tocar no ícone em forma de relógio para definir o tempo máximo de exibição. O destinatário da mensagem deverá tocar na foto ou vídeo para que seja reproduzido, ao final da exibição, o arquivo será destruído automaticamente.

Caso alguém tentar fazer uma captura de tela do conteúdo autodestrutivo, quem enviou o arquivo irá receber uma notificação.

Para completar as novidades do Telegram, as fotos do aplicativo receberam um novo editor com várias funções. Deste modo, é possível fazer ajustes técnicos na imagem, aplicar filtros de cor, controle de brilho e contraste, entre outras funções.

A equipe do Telegram, para completar as novidades, disse que os apps serão integrados a uma CDN, ou seja, uma central de rede distribuída. Com isso, no local ficarão armazenados as fotos e os vídeos públicos de canais com mais de 100 mil participantes. A intenção é proporcionar mais velocidade e segurança no processo.