Sonho de consumo de milhares de pessoas e muito famosos na internet, os copos Stanley viraram notícia nas redes sociais mais uma vez e desta vez, não é por sua grande popularidade. Muitos usuários estão fazendo testes e colocando nas redes, após informações de que o copo Stanley contém chumbo. Apesar de confirmar a presença de chumbo no copo térmico, a empresa diz que não é bem assim.

Copo Stanley tem chumbo?

Sim, é verdade essa afirmação, os copos Stanley contem uma pequena quantidade de chumbo selado na base. Contudo, não são apenas os copos da marca Stanley que contam com o elemento em sua composição.

Segundo a fabricante de copos Stanley, apesar de conter chumbo para o isolamento à vácuo do copo térmico, esse elemento é coberto por aço inoxidável, protegendo assim, os usuários do copo de qualquer contato com esse material.

Veja o que disse a Pacific Market International, responsável pela fabricação dos copos Stanley:

"Nosso processo de fabricação emprega atualmente o uso de pellets padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo".

"Uma vez selada, esta área é coberta com uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores."

"Tenha certeza de que não há chumbo na superfície de qualquer produto Stanley que entre em contato com o consumidor, nem no conteúdo do produto".

Os perigos do chumbo

Muitos usuários das redes sociais estão tensos por conta desses boatos, visto que, o chumbo é um metal tóxico que pode causar envenenamento, trazendo os seguintes sintomas:

  • Pressão arterial elevada
  • Dores articulares e musculares
  • Problemas de memória e concentração
  • Dor de cabeça
  • Dor de estômago
  • Transtornos do humor
  • Dificuldades reprodutivas

Além disso, em crianças, o envenenamento por chumbo pode causar os seguintes sintomas:

  • Atrasos no desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem
  • Irritabilidade
  • Perda de peso e perda de apetite
  • Fadiga e baixa energia geral
  • Sintomas gastrointestinais, como dor de estômago, vômitos e constipação
  • Perda auditiva
  • Convulsões
  • Comer coisas que não são comida (um distúrbio conhecido como pica)

A popularidade dos copos Stanley

Os copos Stanley se popularizaram no mundo todo, inclusive, no Brasil. Ele é ofertado em diversas cores e promete manter a bebida gelada por muito tempo. O copo térmico está por toda parte e por conta disso, é preciso ter uma certa cautela em relação ao material encontrado no copo., conforme revelou Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures:

"Se o copo permanecer intacto, provavelmente não haverá risco de exposição ao chumbo para os consumidores. Mas se o selo inferior for removido, todas as apostas serão canceladas".

"O chumbo é tão tóxico que você simplesmente não pode correr riscos com ele", disse ela por e-mail à emissora CNN Brasil. "Se uma empresa tem que confiar que seu produto permanecerá perfeitamente intacto para que seja seguro, essa empresa tem um problema básico de segurança de material que está transmitindo aos seus clientes."

Conforme a Stanley, caso o copo soltar a base e expor a vedação, poderá ser trocado por outro, já que o produto possui garantia vitalícia.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Qual o nível seguro de chumbo?

Confirme a Comissão de Produtos de Consumo e Segurança dos EUA, não existe um nível seguro de chumbo para crianças:

"Mesmo níveis baixos de chumbo no sangue demonstraram afetar a aprendizagem, a capacidade de prestar atenção e o desempenho acadêmico".

O chumbo vai acumulando no corpo e permanece, mantendo uma exposição contínua. Desta forma, mesmo em exposições baixas, pode se tornar tóxico.

As crianças e bebês são os mais vulneráveis ao metal, pois, uma mínima exposição de chumbo, pode ser completamente prejudicial para crianças, conforme revelou a Agência de Proteção Ambiental dos EUA:

"Uma dose de chumbo que teria pouco efeito num adulto pode ter um efeito significativo numa criança. Em crianças, baixos níveis de exposição são associados a danos no sistema nervoso central e periférico, dificuldades de aprendizagem, baixa estatura, deficiência auditiva e deficiência na formação e função das células sanguíneas".

Diversos especialistas recomendam que os responsáveis realizem a análise do nível de chumbo em seus filhos aos 1 e 2 anos de idade, podendo ser necessário realizar testes mais frequentes, dependendo da região. Essa avaliação pode ser facilmente conduzida por um pediatra ou em uma unidade de saúde local.