A Receita Federal realizou uma ação notável, destinando 700 aparelhos de TV Box e dez notebooks à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A ação ocorreu na semana passada, quando a universidade recebeu esse conjunto de dispositivos, os quais serão aproveitados em diferentes áreas. A ação faz parte do programa "Receita Cidadã: Uma Receita de Transformação Social".

Receita Federal doa lote de TV Box e notebooks para a Unicamp

Receita Federal doa mais de 700 TV Box e notebooks para a Unicamp

Os notebooks, conforme explicado por Ricardo Dahab, diretor de Tecnologia da Informação da universidade, serão distribuídos em áreas que demandam mais recursos. Já os aparelhos de TV Box serão utilizados para diversas finalidades, como sensores ambientais, acesso a desktops virtuais em laboratórios e até mesmo doados para estudantes mais carentes.

Vale destacar que os aparelhos de TV Box são geralmente apreendidos pela Receita Federal, pois são usados para acessar canais de televisão sem o devido pagamento, infringindo direitos autorais e configurando crime contra propriedade intelectual e contrabando. Sua importação é proibida por esses motivos.

No entanto, a iniciativa da Receita Federal de doar esses dispositivos apreendidos para instituições de ensino, como a Unicamp, permite que sejam desenvolvidas novas aplicações, transformando esses aparelhos em minicomputadores. Essa prática tem impulsionado a inclusão digital, com as instituições convertendo esses recursos em benefícios para a população carente.

Fonte