O Shazam e o SoundHound são aplicativos úteis para identificar músicas que estão sendo tocadas no ambiente. Além deles, ainda há o Now Playing para os proprietários dos celulares Pixel, que identifica de forma passiva o que está sendo tocado no lugar onde o usuário está. Mas agora, há também outro aplicativo que vem chamando a atenção, o Ambient Music Mod.

Com sua versão 2.0 lançada na semana passada, o Ambient Music Mod, aplicativo criado por Kieron Quinn, um desenvolvedor profissional, permite que você detecte as músicas que estão sendo tocadas no ambiente de forma passiva, sem a necessidade de abrir o app. Entretanto, o funcionamento dele é diferente dos outros apps.

Através de gatilhos para iniciar o sistema de identificação como, por exemplo, ligar a tela, o Ambient Music Mod identifica de maneira eficaz as músicas que estão sendo tocadas. Nesta nova atualização do app não há mais a necessidade de ativar as opções de desenvolvedor (root) do celular, basta rodar o Android 12 ou superior. O pacote do programa possui o próprio app, uma versão autônoma e uma simplificada do Android System Intelligence que interage com o serviço Now Playing.

Recursos do app e requisitos mínimos

Além de identificar as músicas que estão sendo tocadas, o app Ambient Music Mod utiliza a arte do álbum, além contar com um histórico de músicas reconhecidas. Além disso, há um modo manual para tentar reconhecer novamente as faixas tocadas e também a capacidade de ajustar os tempos de gravação. Outra funcionalidade interessante é a de favoritos.

De acordo com o desenvolvedor do aplicativo, celulares com Android 9 ou superior (11 é recomendado) são compatíveis. Entretanto, no caso do Android 9 e 10, é necessário ativar o modo de desenvolvedor (root). Já o Android 11 não requer que o usuário utilize as "Opções de desenvolvedor".

Capturas de tela do aplicativo Ambient Music Mod (AMM) para demonstrar seu funcionamento. Fonte: Kieron Quinn

Eficiência comparado a outros apps de reconhecimento de música

De acordo com o site AndroidPolice, o aplicativo Ambiente Music Mod (AMM) é bem eficiente na identificação de músicas que estão sendo tocadas. Durante cinco horas de reprodução de faixas por uma rádio, o AMM conseguiu descobrir praticamente todas, apenas uma não foi identificada por ele. Já o Now Playing do Google, que foi desenvolvido para os celulares Pixel, foi capaz de identificar todas as faixas tocadas.

O mais popular

Lançado em 1999, o aplicativo britânico criado por Chris Barton, Philip Inghelbrecht, Mukherjee Dhiraj e Wang Avery fez muito sucesso ao longo do tempo. Em 2018 a empresa acabou sendo comprada pela Apple por US$ 400 milhões. Seu funcionamento consiste em gravar um trecho da música para criar uma "impressão digital" e identificar comparando-a com seu banco de dados.

Onde baixar?

Você pode baixar o aplicativo Ambient Music Mod através da página do projeto de Kieron Quinn no GitHub através deste link.

O que achou deste aplicativo gratuito de reconhecimento de músicas? Gostou? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!