Uma tecnologia que pode converter água salgada do mar em água potável tem o potencial de transformar milhões de vidas em todo o mundo, razão pela qual tantos cientistas estão ocupados trabalhando em projetos para fazer exatamente isso.

Agora, uma novidade desenvolvida por cientistas na Austrália pode ser a mais promissora tecnologia do tipo até o momento, com os pesquisadores usando compostos de estrutura orgânica de metal (ou MOFs) junto com a luz do sol para purificar a água em apenas meia hora, usando um processo que é mais eficiente do que o existente técnicas.

É barato, é estável, é reutilizável e produz água que atende aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para dessalinização. Cerca de 139,5 litros (quase 37 galões) de água limpa podem ser produzidos por dia a partir de um quilograma (2,2 libras) de material MOF, com base em testes iniciais.

Após apenas quatro minutos de exposição à luz solar, o material libera todos os íons de sal que foi absorvido da água e está pronto para ser usado novamente. Embora não seja de forma alguma a primeira pesquisa a propor a ideia de usar uma membrana MOF para limpar o sal da água do mar e água salgada, essas descobertas e o material PSP-MIL-53 por trás delas darão aos cientistas muito mais opções para explorar .

Os MOFs em geral são materiais muito porosos - apenas uma colher de chá do material quando comprimido pode ser aberta para cobrir uma área do tamanho de um campo de futebol - e este novo sistema poderia ser instalado em canos e outros sistemas de água para produzir água potável .

Novas soluções não podem vir rápido o suficiente - de acordo com a OMS, globalmente cerca de 785 milhões de pessoas carecem de uma fonte limpa de água potável a meia hora de caminhada de onde vivem. À medida que a crise climática se instala, esse problema está piorando.

Com a água salgada representando cerca de 97% da água do planeta, esse é um vasto recurso inexplorado de água potável, se soluções como o PSP-MIL-53 puderem ser encontradas para torná-lo adequado e seguro para uso humano.