De acordo com o comunicado feito pela Toshiba no início desde mês em seu site, a empresa declarou oficialmente que irá abandonar a sua linha de notebooks. Na mensagem, a companhia diz que vendeu o restante de suas ações (19,9%) para a Sharp, responsável pela linha de notebooks Dynabook. No ano de 2018, a Toshiba já havia vendido 80,1% de sua participação para a Sharp e neste ano, a empresa resolveu sair de vez dos negócios de computadores.

Na mensagem em que a Toshiba comunica a venda do restante de suas ações referentes a sua linha de notebooks, a empresa diz que a Sharp exerceu seu direito de comprar as ações remanescentes da Dynabook (subsidiaria fabricante de notebooks), concluindo assim os procedimentos para a sua transferência. No comunicado é dito que:

"Como resultado dessa transferência, a Dynabook se tornou uma subsidiária integral da Sharp."

A Toshiba trabalha a mais de três décadas com notebooks e de acordo com o site Computer World, foi a pioneira no seguimento de computadores portáteis com o modelo T1100 em 1985, considerado amplamente o primeiro notebook convencional, que definiu o design para portáteis que não mudou muito até a chegada da linha PowerBook da Apple, em 1991. A empresa fez muito sucesso nos anos 90 e 2000 com suas linhas Satellite, Portégé e Qosmio.

Não se sabe ao certo o que de levou a queda das linhas de notebooks da Toshiba, mas acredita-se que pode ter sido devido a uma série de fatores como, por exemplo, a aposta fracassada da Toshiba no HD DVD (que se tornou inútil com o Blu-ray e o streaming surgindo) e a forte concorrência (Apple, Dell e Lenovo) com produtos ultra portáteis.

Mesmo com tantas dificuldades, ainda é triste dizer adeus para uma empresa que trouxe importantes inovações para a área de computadores portáteis. O que achou sobre o ocorrido? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!