Com tanta tecnologia nos dias de hoje, nos deparamos com equipamentos e acessórios para facilitar nossa vida de trabalho e correria. Com a modernidade, os consumidores das cozinhas optam por praticidade em seus pratos e economia de tempo do seu dia. Mas realmente vale a pena o uso das panelas elétricas no dia a dia? É isso que iremos te mostrar nesse artigo.

Se você gosta de conforto e não dispensa o prazer de cozinhar para as pessoas que você ama, vamos fazer uma análise das panelas elétricas existentes. A partir daí, explicaremos como cada uma delas funciona, e assim você pode avaliar se vale a pena para você ou não.

Além de economizar gás, a panela elétrica pode salvar você exatamente naquele momento que o seu gás acaba. Isso porque normalmente a energia elétrica está sempre funcionando, enquanto o gás costuma a chegar ao fim mensalmente.

As panelas elétricas são ótimas também para cozinhar mais rápido e também oferecem um melhor controle na temperatura e no tempo de cozimento. Isso quer dizer que você tem bem menos chances de queimar sua comida usando uma panela elétrica, isso porque você vai determinar antes o tempo de cozimento, e quando esse tempo se esgotar, a panela simplesmente desliga sozinha.

Sem mais delongas, vamos conhecer a lista das panelas elétricas mais famosas

Fritadeira elétrica (airfryer)

airfryer

É uma fritadeira sem o uso do óleo, o que deixa o alimento mais saudável, que tem a função de fritar carnes, batatas, legumes, empanados, frangos, pão de queijo entre outros. O uso é simples: basta colocar uma quantidade de alimento dentro da bandeja, escolher a temperatura e o tempo de funcionamento. A maioria dos aparelhos avisam quando ocorre o término do funcionamento.

Panela de arroz elétrica

Panelas elétricas valem a pena?

Como o nome já diz, a panela de arroz elétrica é indicada para o cozimento de arroz. Porém ela também pode ser utilizada para outros alimentos moles, como strogonoff, cuzcuz, arroz doce, macarrão, legumes e sopas. O uso da panela, na maioria das vezes é muito simples: basta conectar na tomada, o modo "cozinhar" está ativado. No momento que o alimento está pronto, o modo "aquecimento" é ativado para deixar o alimento com a temperatura adequada para o momento do consumo.

Panela de pressão elétrica

Panelas elétricas valem a pena?

Esse modelo é o mais interessante para os consumidores desse tipo de panelas elétricas, ainda mais para quem tem receio do uso de panelas de pressão tradicionais, pois com a praticidade fica muito mais seguro o uso, já que impede de "explodir". Por ser um modelo mais potente que a panela elétrica de arroz, ela vem com um valor maior que as outras. Também pode ser usada para o cozimento de feijão, carnes, sopas, caldos, macarrão, legumes e muitos outros alimentos. E ainda há uma vantagem: pode ser usada como panela comum, sem a necessidade de pressão.

Panela elétrica Multifuncional

Panelas elétricas valem a pena?

A funcionalidade dessa panela é praticamente automática: basta ligar na tomada que faz quase tudo sozinha. Tem a capacidade de cozinhar, assar, grelhar, fritar e se preferir, aquecer a comida que já está pronta.

Vale a pena adquirir panelas elétricas?

Sim, as vantagens de ter uma panela elétrica são inúmeras por questões de praticidade, agilidade, economia tanto de tempo quanto de gás de cozinha. Os preços são bem acessíveis e sua vida na cozinha fica bem mais fácil. Entretanto, vale lembrar que terá um gasto um pouco maior de energia elétrica. Porém, o gás de cozinha também é caro, e acaba saindo quase a mesma coisa em termos de valores gastos.