Quem não gosta de economizar na contas de energia elétrica todos os meses? E se você acha que essa é uma tarefa muito difícil, saiba que economizar energia não precisa ser um esforço sobre-humano. Na verdade, pode ser fácil, basta usar algumas dicas simples para tornar sua máquina de lavar louça muito mais eficiente. 

Pode ser bom ter uma nova cozinha cheia de eletrônicos eficientes, mas geralmente isso não é econômico. Mas existe alguns macetes para aqueles que querem poupar um dinheiro na sua conta de luz.

É muito comum as pessoas desperdiçar energia enquanto pensam que estão realmente economizando energia. Você sabia que a lava-louças em uso usa menos energia do que no momento que ligamos ela? Além disso, você sabia que cerca de 60% da energia usada pela maioria das máquinas de lavar louça é usada para aquecer a água?

Abaixo, você encontrará uma lista com oito dicas essenciais para ajudá-lo a reduzir o gasto em energia com sua máquina de lavar louça. Você pode economizar tempo, dinheiro e energia de uma só vez. O que poderia ser melhor?

Como usar a lava-louça sem gastar muita energia elétrica?

1. Use sua pia

Raspe a comida restante no lixo em vez de lavar os pratos na pia. Além de evitar uma das partes mais complicadas da lavagem de louça, você pode economizar cerca de 55.000 galões de água durante a vida útil da sua máquina de lavar louça. 

Economizar água é importante, mas você também economiza dinheiro ao usar menos água no processo. Raspe todos os pratos cuidadosamente, e use uma escova áspera ou uma esponja seca para se livrar de partículas de comida que podem entupir os drenos.

2. Apenas lavar cargas completas

Apenas execute um ciclo quando a sua máquina de lavar louça estiver em plena capacidade. Em vez de lavar apenas algumas peças, aguarde até que você tenha uma carga de louça completa antes de iniciar um ciclo em sua sua máquina de lavar louça. A espera por uma carga completa lhe dá o maior poder de limpeza para cada centavo gasto em água e energia.

Além disso, tente usar um bom sabão para ajudar a remover manchas extras de seus pratos. Isso também irá torná-los mais brilhantes, reduzindo o gasto com água e energia. É possível tornar as coisas mais rápidas e fáceis sem sacrificar a qualidade da limpeza. Afinal de contas, a limpeza de uma carga completa de pratos duplica o objetivo de economizar energia.

Claro, a espera até que você tenha uma carga completa não significa que eles têm que ficar em sua pia. Assim que terminar de usar pratos, copos e talheres, já os insira na máquina, pois isso vai reduzir a desordem em sua cozinha.

3. Deixe os pratos secarem ao ar

Outra ótima maneira de economizar energia é deixar seus pratos secarem antes de pôr na máquina. Isso pode reduzir a energia usada para aquecer a sua máquina de lavar louça e evitar que quaisquer danos causados ​​pelos seus pratos possam resultar do calor excessivo. 

Para fazer isso, desligue a configuração de lavagem quente, ou abra a porta após o término do ciclo de lavagem e desligue a máquina inteira. Porém, a principal desvantagem deste método é que pode levar mais tempo para os seus pratos secarem completamente.

4. Evite horas de pico

Numerosas empresas de energia cobram mais durante os horários de pico, ou quando a energia é usada com mais frequência. Use sua lava-louças para iniciar uma carga completa tarde da noite ou no início da manhã. 

5. Confire outros equipamentos beberrões de energia em sua casa

Nunca use sua máquina de lavar ao mesmo tempo que seu ar condicionado.Ligue sua máquina de lavar louça no período da manhã, se usar o ar condicionado pela tarde e noite. O calor ambiente criado pela sua máquina de lavar louça, embora mínimo, ainda pode ser especialmente perceptível em casas com tetos baixos ou áreas menores. Este calor adicional dará ao seu ar condicionado uma carga extra de calor para eliminar.

6. Troque seu equipamento por um mais moderno

Modelos mais novos de lava-louças usam uma mínima fração da água, o que os mais velhos não podem fazer. Algumas das máquinas de lavar louça top de linha usam apenas 1,5 galões de água por ciclo, e quase todas as novas máquinas de lavar louça usam apenas 6,5 galões de água por ciclo. O dinheiro e os recursos são poupados, aquecendo menos água e usando menos energia elétrica.

Porém, essas máquinas de lavar louça usam menos água e energia sem sacrificar a qualidade geral da limpeza. Você também pode trocar sua máquina antiga por uma menor. Essas unidades menores usam menos água e energia do que suas concorrentes de tamanho normal.

7. Siga as instruções

Você pode obter melhores resultados lendo as instruções do fabricante e seguindo-as. Afinal, esses manuais são criados por um motivo. Dedique alguns minutos para ter uma ideia melhor de como sua máquina de lavar louça funciona e limpa em ótimas configurações. 

Se você não tiver o manual de instruções à mão, faça uma busca rápida na Web para descobrir as melhores configurações para sua marca e modelo.

8.Coloque a temperatura da água em 50ºC

A maioria das máquinas de lavar louça aquece a água entre 60 e 63°C. Gire a temperatura da água para cerca de 50°C, que será o ajuste de calor baixo e médio para obter pratos limpos com menos energia. 

Porém, tome cuidado. Lavar a louça na configuração mais baixa possível provavelmente não irá limpá-la bem o suficiente, não importa o quanto de detergente adicional você use. O segredo é pré-limpar as louças antes da lavagem.

O lado bom de economizar energia com sua lava-louças

Primeiramente, você pode pular a lavagem e enxaguar os pratos na pia. Muitos dos passos que você pode fazer para tornar sua máquina de lavar louça mais eficiente envolvem alterar as configurações. Simplesmente alterar a temperatura da água, a configuração de secagem a ar, além das configuração de início retardado, farão uma diferença notável.

Você pode não economizar centenas de Reais mensalmente em sua conta de luz, mas pode fazer uma contribuição substancial ao economizar dinheiro ao longo do tempo. Se a sua máquina de lavar louças estiver defasada, considere investir em uma nova, e você pode usar dicas fáceis de economia de energia para ajudar seu novo aparelho, além do que isso se paga com o tempo.