Na atualidade, com o crescente uso das tecnologias, nem todas as empresas conseguem se adequar ao meio e oferecer aos seus clientes o melhor meio de atendimento. Em relação às compras e formas de pagamento, várias alternativas já estão sendo propostas.

Conforme uma pesquisa do IBOPE Conecta, que perguntou a internautas o que eles sentiriam ao fazer compras em um supermercado que não oferecesse caixas, com cobrança somente online, o resultado foi bastante receptivo para esse meio de transação.

Pesquisa revela que brasileiros gostam de novas tecnologias como meio de pagamento.

O estudo foi feito com 2.000 internautas, pertencentes às classes A, B, C e D, de todas as regiões do país. Como resposta, 87% dos brasileiros entrevistados disseram que estão confortáveis com a ideia, já que acreditam ser uma medida mais prática para a realização das compras. Já, 13% disseram que ainda não estão certos em aderir a esse tipo de serviço, e ainda entendem que não ter uma pessoa especializada para realizar as cobranças pode gerar sensação de insegurança.

Em relação a opção de cobrança através de totens, a confiança não é a mesma entre os consumidores brasileiros. Entre os entrevistados na pesquisa, 45% dizem que nunca usaram esse método de pagamento. Já, 61% dizem que os totens são mais práticos, e 45% afirmam ser mais rápido.

As Guide Shops, que são usualmente usadas como vitrine de produtos online, ainda não são conhecidas por 80% dos entrevistados. De qualquer modo, o mercado brasileiro é bastante otimista, sendo que 86% dos entrevistados disseram estar dispostos a experimentar o modelo. Já, 14% disseram que não usariam o modelo por medo de o produto chegar com defeito, e ainda por não gostarem da ideia de não levar o produto imediatamente para casa.

No que diz respeito a realizar o pagamento feito ao aproximar o smartphone da maquininha sem o uso de cartão, 57% dos entrevistados afirma conhecer o método, mas nunca o usaram. 31% não conheciam mas gostariam de experimentar. Somente 2% do total disseram já ter usado o meio.

A pesquisa ainda questionou qual o melhor método inovador de pagamento preferido, 48% disseram gostar de pagar usando tecnologias biométricas, 27% já preferem usar o celular e 12% se sentem seguros em pagar através do reconhecimento facial.