No final de março deste ano, o Spotify anunciou que estava comprando a empresa Betty Labs, responsável pelo desenvolvimento do "Locker Room", app voltado para esportes com comunicação via áudio em tempo real. Então, recentemente o serviço de streaming de músicas anunciou seu novo app mobile com salas de áudio ao vivo com a opção de transformar conversas em podcasts. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou um fundo para criadores para ajudar a suprir o app de conteúdos futuramente.

Chamado de Spotify Greenroom, o novo app da plataforma de streaming de músicas utiliza o código do aplicativo Locker Room. Na verdade, os atuais usuários do Locker Room terão seu app atualizado para migrar para o Greenroom. Caso você seja um usuário do Spotify, bastará entrar com o mesmo usuário e senha da plataforma no novo app.

Como funciona

Para entrar no Greenroom, o usuário precisará somente utilizar os mesmos dados do Spotify. Desta forma, haverá uma integração de interesses com a conta da plataforma de música. Caso a pessoa não possua uma conta ainda no Spotify, será necessário cria-la.

Até o momento, o processo de busca de programas de áudio para ouvir irão depender da entrada de usuários em grupos dentro do app. O sistema é muito semelhante com o funcionamento do Locker Room, onde as pessoas encontravam e seguiam seus times favoritos. Entretanto, no caso do Greenroom, os grupos são de interesse mais geral, pois o assunto não é mais focado em esportes.

Quais são os planos do Spotify para o Greenroom

Segundo as informações divulgadas, o Spotify pretende fazer com o app Greenroom forneça recursos ao Spotify para conectar melhor os usuários ao conteúdo que eles gostariam de ouvir. Um exemplo dessa possível integração seria enviar notificações de um podcast que você já segue no Spotify e que está no ar através do Greenroom. Entretanto, estes planos irão se concretizar a longo prazo.

Lançamento e disponibilidade

O Spotify Greenroom já está disponível para Android e iOS em 135 regiões no mundo. Entretanto, o aplicativo ainda não foi lançado para todos os mercados em que o Spotify está (178 países atualmente). Além disso, é importante salientar que, até o momento, o app possui somente a opção de idioma inglês.