Os podcasts são uma excelente maneira de acompanhar desde as notícias diárias, humor ou esportes, até os assuntos mais polêmicos, ou ainda ouvir incríveis histórias e expandir sua mente, despertar interesses especializados e se divertir - tudo ao mesmo tempo que você faz uma pausa das telas de celular ou computador. Se você ficou interessado, confira os melhores podcasts no Spotify em 2020.

O Spotify é um grande meio para ouvir podcasts. Isso porque o serviço de streaming de música comprou os direitos de várias empresas de produção podcasting. Na nossa lista de melhores podcasts do Spotify, certamente você encontrará programas interessantes para ouvir.

O que é um podcast?

O que é um podcast?
O que é um podcast?

Um podcast é uma série de arquivos de áudio digital sob demanda que geralmente se concentram em um tópico ou tema específico. Os podcasts podem ser acessados on-line por meio de um computador, tablet ou smartphone, e também podem ser baixados para ser ouvidos a qualquer momento, gratuitamente na maioria dos casos.

Os ouvintes podem ouvir seus podcasts favoritos no carro, no trabalho, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que desejarem, usando fones de ouvido ou alto-falantes.

O termo podcast é na verdade um portmanteau de iPod e Broadcast. O "pod" do podcast é emprestado do media player digital "iPod" da Apple, enquanto a parte "cast" do podcast é extraída do termo de rádio "broadcast".

Os podcasts geralmente são organizados por episódios de uma série. Não há uma duração pré-determinada, frequência, formato, estilo, nível de produção ou qualquer outra coisa.

O tamanho do podcast pode variar de alguns minutos a algumas horas. A frequência pode variar de uma vez por mês até a podcasts diários. Alguns formatos incluem entrevista, palestra e segmentos.

Alguns podcasts não são editados e são criados com equipamento mínimo, enquanto outros são gravados em um estúdio profissional e editados para incluir publicidade e / ou patrocínios, música, etc.

Indivíduos (incluindo músicos, comediantes, influenciadores, atores, especialistas, atletas, trabalhadores comuns ou qualquer outra pessoa), empresas, redes de rádio, redes de TV, novas redes somente de podcast, igrejas, comunidades e qualquer outra organização podem produzir um podcast .

Geralmente, o que você pode esperar de um podcast é a palavra falada em um formato específico e / ou em um tópico específico ou em vários tópicos relacionados. Existem podcasts para praticamente qualquer assunto em que você esteja interessado, não importa qual seja o tópico e esteja procurando entretenimento, inspiração, educação, conselhos ou qualquer outra coisa.

Os 12 melhores podcasts no Spotify em 2020

Selecionamos uma lista com 12 podcasts no Spotify dos mais variados temas para você conhecer.

OnCast

Lógico que eu não poderia começar esse post sem falar do nosso podcast. O OnCast é o podcast oficial do Oficina da Net. Aqui você encontra muitas conversas para lá de interessantes sobre tecnologia. Volta e meia trazemos convidados para elevar ainda mais o nível de debate.

Café da manhã

Esse podcast promete trazer as notícias do dia de uma maneira analítica, com ótimos profissionais da área do jornalismo. O programa é uma parceria do Spotify com a Folha de São Paulo, e se você gosta do jornal, este é mais um motivo para ouvir.

O Assunto

No podcast do G1, você ficará por dentro de todas as notícias diárias do Brasil e do mundo. Conduzido pela jornalista Renata Lo Prete, o programa traz a opinião de jornalistas e analistas da TV Globo, do G1, da GloboNews e dos demais veículos do Grupo Globo.

Academia CBN - Mário Sérgio Cortella

Neste podcast o renomado filósofo Mario Sergio Cortella fala sobre a leitura como um meio de formação e também como uma ótima maneira de se divertir enquanto aprende e expande a mente.

PrimoCast

Se você gosta do mundo financeiro e sonha em ser um milionário, certamente o podcast do Primo Rico é uma ótima pedida. Neste programa você pode ficar por dentro do mercado financeiro e vai conferir muitas dicas para cuidar das suas finanças. Outra dica para você que gosta deste assunto é conferir nosso site Poupar Dinheiro.

Fora de Hora

Estamos em uma quarentena, e nesse momento, o que nos resta é diversão e risos. Por isso, recomendo esse podcasts, que sai um episódio novo todas as terças. Uma excelente opão neste sentido éo o programa Fora de Hora, que conta com Paulo Vieira, Renata Gaspar, Caíto Mainier e Marcelo Adnet. Além disso o programa conta com a participação especial de Luciana Paes e Luís Lobianco.

É nóia minha?

O podcast "É nóia minha?" é produzido pela escritora e roteirista Camila Fremder. Neste programa ela divide com o público e com seus convidados os seus pensamentos mais esquisitos.

Filhos da Grávida de Taubaté

Se você gosta de humor, esse é um programa de podcast que vai fazer voce rir. Composto por Maíra Medeiros do canal Nunca Te Pedi Nada no YouTube, e o casal Edu e Fih do Diva Depressão, aqui você confere as fofocas do momento, bafos dos artistas e histórias pessoais, além de muita interatividade.

Posse de Bola

Para os fãs de futebol, não poderia faltar uma dica nossa. Afinal, o esporte é paixão nacional. E aqui sugiro a vocês o Pose de Bola. Esse podcast do UOL traz futebol de um jeito engraçado, com ótimos jornalistas todas as segundas-feiras.

Pretinho Básico

Muito antes da popularização do atual podcast, este programa de humor era bastante popular em uma rádio do Rio Grande do Sul, e agora ele está entre os melhores podcasts do Spotify, graças ao seu humor inigualável que você precisa conhecer, caso seja um fã do gênero.

Mamilos - Jornalismo de peito aberto

Fundado em 2014, esse podcast é feito por mulheres, como o nome sugere. Quem conduz o programa são as jornalistas Cris Bartis e Ju Wallauer. Para além disso, elas trazem informações sobre temas polêmicos, levando sempre em contas a empatia, respeito, humor e tolerância. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras.

Matéria Escura

Esse podcast é do Lucas Silveira, o vocalista da banda Fresno, e caso você não acompanhe muito a cena underground do rock brasileiro, pode ainda lembrar das bandas emocore dos anos 2000. Mas Lucas transcende a sua música neste programa, e para muito além disso, traz neste podcast uma visão geral sobre ciência, política, sociedade e muitos outros temas interessantes, com uma pegada leve e descontraída.

E você, tem algum podcast que gostaria de recomendar? Conte para a gente nos comentários!