O aplicativo do Spotify recebeu um novo recurso nas últimas semanas que deve ajudar os usuários que constantemente precisam excluir o cache para obter mais espaço de armazenamento. Agora, quando se exclui o cache, as músicas que já foram baixadas não serão excluídas. O recurso é um gerenciador de armazenamento que fica nas configurações.

Antes, as pessoas não tinham como saber o que era excluído, se era o cache de mídia, os dados de pesquisas, o cache do próprio streaming, ou todos ao mesmo tempo. O novo recurso gera mais confiança no que se está excluindo, pois você saberá que não vai ficar sem músicas que podem ser ouvidas offline.

Também ficou mais fácil de excluir os arquivos inúteis e indesejados. Existe uma barra que indica o quanto está sendo usado do armazenamento, separado por downloads, o cache do aplicativo todo, e o armazenamento livre. Para encontrar este recurso dentro do aplicativo, basta ir em Configurações primeiro e procurar pela barra de armazenamento.

Antes e depois, com o recurso. (Imagem: Android Police)
Antes e depois, com o recurso. (Imagem: Android Police)

Logo abaixo da barra estará a opção "Limpar cache", e você verá logo em seguida os números diminuírem. Antes, como ilustrado na imagem, a opção se chamava "Limpar cache e dados salvos", e não mostrava o quanto de armazenamento estava sendo usado.

E agora, ao tocar na opção, uma janela pop-up aparece para perguntar se você quer mesmo seguir com a ação, seguido de um aviso no qual confirma que os downloads off-line não serão deletados. Bem melhor, não é?

Como excluir o cache sem se preocupar em perder os downloads.
Como excluir o cache sem se preocupar em perder os downloads.

Esta mudança foi implementada nas últimas semanas, depois que uma pessoa pediu pela opção na comunidade do Spotify. O pedido foi respondido por um moderador, que disse que iria passar o feedback para frente, e assim se fez. Usuários de Android e iOS já ganharam a atualização, mas caso ainda não apareceu para você, tente atualizar o aplicativo. 

Google Play | App Store