A Nasa contratou a Space X e também outras empresas para desenvolver a próxima geração de espaçonaves tripuladas, nomeadas de cápsulas Dragon Crew. A companhia liderada pelo bilionário Elon Musk também aproveitou para redesenhar as roupas que serão usadas pelos astronautas.

"A primeira fotografia da roupa espacial da SpaceX", disse Musk durante a apresentação no Instagram. "Vale notar que ela realmente funciona, não é uma maquete. Já foi testada para pressão no vácuo. Foi incrivelmente difícil balancear a estética e a função".

SpaceX traje espacial: capacete
SpaceX traje espacial: capacete

O design, mesmo com as dificuldades, é revolucionário em relação às vestimentas atuais. O traje foi projetado para ser usado durante o transporte em direção à Estação Espacial Internacional, para o caso de a cápsula sofrer despressurização, mas não é para caminhadas espaciais.

A Agência espacial americana possui três projetos em andamento para a substituição dos atuais trajes, porém, eles podem não estar andando em uma velocidade necessária. De acordo com uma auditoria realizada neste ano, o estoque de trajes pode acabar antes da próxima geração entrar em operação.

SpaceX traje espacial
SpaceX traje espacial

A SpaceX é responsável pelo transporte de veículos de carga para a Estação Espacial Internacional desde 2014, porém, ainda não lançou uma missão tripulada. A primeira tem programação para junho de 2018. Além disso, a empresa tem planos de enviar dois turistas para um volta em torno da Lua.