Enquanto algumas empresas apostam em produtos futuristas, a Timex decidiu voltar ao passado para recuperar um de seus relógios mais diferentes. A marca lançou nos Estados Unidos uma reedição do Moon Phase and Calendar Dial de 1990, modelo que chama atenção pela quantidade de informações que o relógio exibe em seu mostrador analógico relativamente compacto e com um design clássico.

Timex aposta em caixa compacta de 37 mm

A reedição utiliza uma caixa de aço inoxidável polida com acabamento dourado, medindo 37 mm de diâmetro. Segundo as informação obtidas pelo Gizmochina, o relógio tem 42,5 mm de distância entre as asas e apenas 10 mm de espessura, números que mostram que ele segue uma proporção menor do que muitos modelos contemporâneos. O conjunto todo pesa aproximadamente 44,8 gramas.

Timex Moon Phase and Calendar Dial de 1990. Imagem: Reprodução
Timex Moon Phase and Calendar Dial de 1990. Imagem: Reprodução

O mostrador branco contrasta com os numerais arábicos pretos e recebe uma construção em camadas. Apesar do tamanho relativamente pequeno, a Timex conseguiu distribuir uma grande quantidade de informações sem abandonar a aparência de um relógio tradicional.

Uma das dessas informações está o indicador de fase da Lua, que fica no alto do mostrador. Esse sistema é baseado em um ciclo de 28 dias. A indicação acompanha a evolução das fases lunares e é integrada ao desenho do mostrador, funcionando também como um dos principais elementos visuais do relógio.

Além da Lua, a Timex também incluiu um calendário mensal, representado por dois anéis externos posicionados ao redor da indicação central das horas. Um dos anéis indica os dias da semana, enquanto o outro mostra as datas. Esse dois anéis externos podem ser ajustados de maneira independente por meio de dois botões localizados acima e abaixo da coroa.

Calendário mensal do relógio. Imagem: Reprodução
Calendário mensal do relógio. Imagem: Reprodução

Para consultar um determinado mês, o usuário pode alinhar o número 1 ao primeiro dia da semana correspondente. Com isso, o mostrador passa a funcionar como uma espécie de calendário mensal, permitindo visualizar a distribuição dos dias rapidamente.

Além desse sistema, existe ainda uma janela de data convencional na posição das 6 horas. A data é ajustada puxando a coroa para uma posição e girando-a no sentido horário.

Apesar da quantidade de informações no mostrador, o funcionamento do relógio é relativamente convencional. A Timex utiliza um movimento de quartzo alimentado por uma bateria SR920SW. A escolha mantém a proposta prática do modelo e dispensa a necessidade de corda manual ou carregamento. O mostrador é protegido por cristal mineral.

A resistência à água é de 50 metros, nível suficiente para atividades como natação leve, mas que não é um modelo indicado para mergulhos.

Para combinar com a caixa dourada e o mostrador clássico, a Timex escolheu uma pulseira de couro marrom de 18 mm, com textura inspirada em couro de crocodilo. O fechamento é feito por uma fivela tradicional. Um detalhe interessante está nas barras de mola de liberação rápida, que permitem retirar e substituir a pulseira sem a necessidade de ferramentas específicas.

Preço e disponibilidade

A nova edição do Timex Moon Phase and Calendar Dial de 1990 já está disponível nos Estados Unidos pelo preço de US$ 29., aproximadamente R$ 1.530 em conversão direta, mas não se sabe ainda se esse relançamento chegará a outros mercados.

Via