As novas gerações de painéis para smart TVs da TCL foi exibida durante a CES 2024. O que mais chamou a atenção é o novo display LCD "WHVA", que possui ângulos de visão mais amplos e bordas mais finas. Além dele, a empresa exibiu mais uma vez o protótipo de telas OLED RGB impressas com jato de tinta, que o Oficina da Net chegou a relatar sobre o desenvolvimento da nova tecnologia.

Displays LCD WHVA com ângulos de visão mais amplos

Novo display LCD WHVA da TCL promete ângulos de visão mais amplos. Fonte: FlatpanelsHD
Novo display LCD WHVA da TCL promete ângulos de visão mais amplos. Fonte: FlatpanelsHD

Programados para serem implementados nas TVs LCD de 2025, os novos displays WHVA da TCL tem como principal ponto aumentar os ângulos de visão. Esse é um dos maiores problemas vistos nas telas LCD e tanto a Samsung quanto a Sony tentaram minimizá-lo.

Para aumentar o ângulo de visão de suas TVs, a chegou a Sony tentar utilizar uma camada especial (X-Wide Angle), mas o problema dessa solução é o aumento dos níveis de preto além do desejado. Já a Samsung utiliza o pontilhamento subpixel, que acaba reduzindo a resolução. Por fim, as fabricantes ainda têm uma última alternativa, que é utilizar um painel LCD IPS, mas neste caso o contraste é mais baixo comparado ais displays LCD VA.

O site FlatPanelsHD fez um vídeo de uma TV LCD 4K de 85" com o novo display WHVA na CES 2024. De acordo com Rasmus Larsen diz que o FlatPanelsHD ainda não tem certeza de como a tecnologia funciona e não houve tempo suficiente para analisar com calma.

As TVs LCD com o painel WHVA possuem uma borda mais fina, chamada de "SNB" (Super Narrow Bezel) pela TCL. A empresa obteve com esse design uma borda de 2,7mm na parte superior e em cada lado enquanto na parte inferior a borda apresentou 7,7mm.

Display OLED RGB da TCL impresso com jato de tinta

Durante a CES 2024, a TCL apresentou um monitor de 31" com seu novo display OLED RED impresso com jato de tinga. Chamado de Dome, o monitor possui um painel curvo com 31 polegadas.

Monitor com o protótipo do display OLED RGB da TCL impresso com jato de tinta. Fonte: FlatPanelsHD
Monitor com o protótipo do display OLED RGB da TCL impresso com jato de tinta. Fonte: FlatPanelsHD

Conforme relatado no final de 2023, a TCL pretende vender produtos com seu novo display OLED RGB impresso com jato de tinta em 2025. Entretanto, ainda não há uma data exata para os lançamentos.