Na madrugada da última quarta-feira (29), fui surpreendido com uma nova atualização de software no meu Galaxy S23 Ultra. Trata-se, na verdade, da esperada e já tradicional atualização de segurança do Android de janeiro de 2026. Este tipo de atualização garante que o aparelho continue funcionando de forma fluida, aproveitando todos os recursos mais recentes do One UI 8.0 e do Android 16.

Galaxy S23 Ultra recebendo pach de janeiro no Brasil

O update lançado pesa 411,67 MB e é voltado para os modelos S918BXXS8EZA1, S918BOWO8EZA1 e S918BXXU8EYI5, trazendo o patch de segurança de 1º de janeiro de 2026. Como já era de se esperar, nenhuma novidade em termos de recursos foi implementada nessa atualização.

Com isso, o Galaxy S23 Ultra passa a contar com aprimoramentos de desempenho e estabilidade, o que significa que aplicativos e funções nativas devem rodar com menos travamentos e falhas. Além disso, o novo software corrige pontos vulneráveis do sistema, tornando o smartphone mais seguro frente a ameaças recentes.

Changelog oficial de atualização do Galaxy S23 Ultra (Imagem / Felipe Lupetti).

Como fazer a atualização

Instalar o update é simples, mas exige alguns cuidados para evitar problemas durante o processo. Primeiro, é recomendável conectar o Galaxy S23 Ultra a uma rede Wi-Fi estável, evitando custos adicionais de dados móveis. Em seguida, acesse Configurações > Atualização de software > Baixar e instalar e siga as instruções na tela.

Mas afinal, por que é importante atualizar? Não é apenas uma questão de receber novidades ou pequenas melhorias de interface. Atualizações de software trazem proteção contra falhas de segurança, otimizam o desempenho de aplicativos, resolvem bugs do sistema e, muitas vezes, antecipam compatibilidade com futuras versões de apps e serviços.