A Samsung encerrou oficialmente o ciclo de lançamento da One UI 8, interface baseada no Android 16. Depois de quase três meses com diversos modelos sendo atualizados todos os dias, o último dispositivo a receber o update foi o tablet Galaxy Tab A9 Plus, que começou a ser atualizado esta semana. Agora, a empresa foca totalmente na One UI 8.5, que promete ser a maior renovação visual da Samsung desde a One UI 7.

Cronograma da One UI 8 está concluído

Desde 15 de setembro, a Samsung vem liberando a One UI 8 para dezenas de celulares e tablets ao redor do mundo. O update não foi considerado uma grande atualização, especialmente pelo lado visual com poucas novidades, mas trouxe o Android 16 e algumas melhorias importantes, especialmente para os modelos topo de linha lançados em 2024.

A chegada da One UI 7 já tinha sido marcada pela mudanças visuais, introduzindo novas animações, mudanças de layout e melhorias na fluidez do sistema. A One UI 8 foi por outro caminho e se apresentou um update mais discreto e menos "chamativo", focando apenas em ajustes que se alinhavam com o Android 16.

O que esperar da One UI 8.5

A nova atualização da Samsung deve trazer melhorias que vão desde privacidade e segurança, passando por mudanças no design, até funções de acessibilidade e inteligência artificial. Entre as principais novidades, a Samsung está testando um recurso chamado Private Display, que deve estrear no Galaxy S26 Ultra. A função limita os ângulos de visão da tela, dificultando que pessoas ao lado espiem o que você está fazendo no celular.

A triagem automática de chamadas é um dos melhores recursos do novo iOS 26 e deve inspirar a Samsung criar algo parecido na One UI 8.5
A triagem automática de chamadas é um dos melhores recursos do novo iOS 26 e deve inspirar a Samsung criar algo parecido na One UI 8.5

O Bixby Text Call já ajuda a filtrar ligações, mas exige ação manual do usuário. No One UI 8.5, isso deve mudar: o sistema será capaz de atender chamadas suspeitas sozinho, transcrevendo a conversa em tempo real para que você decida se quer ou não atender. A ideia é realizar uma triagem toda vez que alguém ligar para você. Chamadas de spam ou números desconhecidos podem ser barrados sem que você precise tocar no celular.

O Quick Share, alternativa da Samsung ao AirDrop da Apple, tambémvai ganhar um upgrade. Em breve será possível compartilhar arquivos apenas encostando dois aparelhos Galaxy. Essa nova opção usa o NFC para iniciar a conexão, mas a transferência em si deve ocorrer por Wi-Fi Direct, garantindo mais velocidade do que o antigo Android Beam. Além disso, a Samsung prepara animações especiais para deixar o processo mais intuitivo.

Outras novidades incluem o recurso de pollen tracking, que já existiu no Samsung Weather, e deve voltar com o One UI 8.5. Ele mostra os níveis de pólen de árvores, gramas e ervas, com ícones coloridos que indicam se a concentração está baixa, moderada ou alta.

A Samsung também prepara um atalho direto no launcher para conversar com assistentes de inteligência artificial. As respostas devem ser rápidas e curtas, limitadas a três frases, tornando a interação mais prática.

One UI 8.5 deve trazer mudanças visuais na interface
One UI 8.5 deve trazer mudanças visuais na interface

E seguindo a tendência implementada pela Apple com o novo iOS 26, a One UI 8.5 também deve trazer ajustes no design da interface. As telas de Configurações deve ficar mais compactas, o campo de busca também deve passar para a parte inferior e os menus deve ganhar um efeito de sombras e gradiente em alguns lugares.

O Programa Beta da One UI 8.5 pode começar já no início do próximo mês, embora o cronograma oficial ainda não tenha sido revelado.

Lançamento deve estrear com a linha Galaxy S26

A previsão é que a Samsung apresente a One UI 8.5 junto com a linha Galaxy S26, em algum momento de março de 2026. A partir disso, o software começa a ser expandido para modelos elegíveis ao longo dos meses seguintes.