Quem nunca se deparou com um celular lento e que fique travando, que atire a primeira pedra. Celular lento incomoda. E muito. Mas a boa notícia é que não precisamos gastar uma fortura em um aparelho caro para resolver essa questão. Com algumas ações simples, o desempenho melhora. A seguir, te convido a ver algumas medidas que funcionam. E que não custam nada.
1 - Limpeza de arquivos
Mesmo celulares emblemáticos também ficam lotados de arquivos duplicados. E, assim como aparelhos de entrada, também precisam de cuidados. Afinal, fotos duplicadas e vídeos esquecidos acabam ocupando espaço desnecessário no sistema. E tudo isso, sem sombra de dúvidas, acarreta na lentidão do aparelho.
Para acabar de vez com esse problema, tenha por hábito eliminar arquivos desnecessários o seu celular. Hoje, a maioria dos aparelhos tem função de limpeza. Use. Faz diferença. Basta procuras nas especificações do seu smartphone No caso da Samsung, basta ir até as configurações e procurar por "Assistência do aparelho".
2 - Tire aplicativos inúteis
Aplicativos nunca utilizados só servem para ocupar espaço no nosso celular. E para piorar a situação, muitas vezes isso acaba impactando em uma interface mais pesada. Isso por que apps parados continuam consumindo, inclusive espaço do armazenamento interno e autonomia de bateria.
Desinstalar é o caminho. Se você tem um Galaxy, vá até as configurações e procure por "Aplicativos". Depois, selecione o aplicativo que quer remover e se livre dele. Lembre-se de sempre revisar a lista de apps. Jogos esquecidos, redes sociais duplicadas, ferramentas que só foram testadas, entre outras coisas, devem estar ali.
3 - Atualizações em dia
Se as empresas de celular enviam novas atualizações para os aparelhos, não devemos ignorar ou achar que não vale a pena instalar. Dedicar um tempo para isso é recomendável para manter a boa performance do aparelho. Afinal, atualização não é só estética. Corrige falhas e, de quebra, reforça a segurança.

Para saber se o seu aparelho tem uma nova versão de software disponível, basta seguir alguns passos importantes. Primeiro, procure pelas configurações do aparelho e vá até "Atualização de software". Depois, toque em "baixar e instalar" e saiba se tem alguma nova versão para ser instalada.
Infelizmente, ignorar aviso de atualização é erro comum entre muitas pessoas. E prejudica o funcionamento. Diante disso, ativar a atualização automática ajuda. Mas é bom verificar manualmente. Uma vez por semana. No mínimo.
4 - Reduzir animações
Se o seu celular Android não tem uma configuração de hardware potente, reduzir ou eliminar as animações da tela pode ajudar. E muito. Afinal de contas, animação é bonita. Mas exige do aparelho e, infelizmente, pode prejudicar o seu aparelho se ele tiver um hardware modesto e mais limitado.
Felizmente, tanto o sistema operacional Android quanto o iOS. Nos ajustes, dá para o menos reduzir essas animações. Interface fica mais rápida. Sem perder funcionalidade. No Android, tem opção para reduzir escala de animação. No iOS, também dá para limitar efeitos visuais. O resultado é imediato e o sistema fica mais leve e responsivo.
5 - Reiniciar com frequência
Assim como nós seremos humanos precisamos dormir para começar bem um novo dia, o celular também precisa ser reiniciado com certa frequência. Pelo menos para manter uma performance mais aprimorada.
Para quem não sabe, celular ligado direto acumula processos. Funcina similar ao computador. Tente ficar alguns dias com ele ligado e veja se ele não vai perdendo o desempenho. Obviamente, isso é sentido menos em máquinas mais poderosas, mas quase todas acabam ficando com uma resposta mais lenta.
Com isso, tente ter por hábito reiniciar o seu aparelho. Não precisa fazer isso com muitra frequência. Uma vez por semana já ajuda. Não precisa esperar o seu smartphone ficar mais devagar para fazer isso. É medida preventiva. E eficaz. Reiniciar também encerra apps que ficaram abertos.