Nesta terça-feira, 4 de janeiro, a BlackBerry anunciou oficialmente o encerramento do suporte aos seus celulares mais antigos, conhecidos pelo teclado físico. Conforme relata a própria empresa, isso quer dizer que os seus aparelhos "não funcionarão mais de forma confiável" para realizar tarefas simples, como acessar a internet, receber e efetuar ligações e enviar mensagens de texto (SMS). O anúncio já havia sido dado em setembro de 2020, mas só agora entrou em vigor.

BlackBerry encerra serviços para sua linha de smartphones

A BlackBerry decidiu encerrar o suporte à sua linha de smartphones por conta da mudança do foco da empresa nos últimos anos para softwares de segurança. A empresa reconhece que perdeu espaço no mercado com o surgimento de novas marcas e sistemas operacionais, o que ocasionou a diminuição pela procura do público pelos seus produtos.

"Estamos focados em fornecer software e serviços inteligentes de segurança para empresas e governos em todo o mundo."

BlackBerry, em comunicado oficial

Quais modelos BlackBerry deixam de funcionar?

O fim do suporte vale para celulares com os seguintes sistemas:

  • BlackBerry 7.1 OS e anteriores;
  • BlackBerry 10;
  • BlackBerry PlayBook OS 2.1 e anteriores.

É importante lembrar que os celulares que possuem o sistema Android continuam operando normalmente, mas outros tipos de serviços da BlackBerry também serão afetados com o fim do suporte. Por exemplo, os clientes com endereços de e-mail da empresa precisarão migrar para outras ferramentas. Neste caso, a empresa emitiu um comunicado orientando seus usuários a entrarem em contato com as operadoras de telefonia para receberem mais informações sobre como migrar para um novo celular.