A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu realizou uma nova ação de repressão ao contrabando no Centro de Distribuição Domiciliar de Remessas Postais do município de Cascavel, no Paraná, e apreendeu 421 volumes de remessas postais que não possuíam nota fiscal ou qualquer outro documento que comprovasse sua procedência. A ação foi realizada no último dia 3 de dezembro, e toda a carga apreendida foi avaliada em cerca de R$ 100 mil.

Receita Federal apreende smartphones e caixas de som piratas

Sem procedência fiscal, dentre os produtos apreendidos foram encontrados caixas de som e smartphones, além de equipamentos de pesca, baterias portáteis, memórias de estado sólido, material para tatuagem e outros produtos.

Os produtos retidos foram encaminhadas à sede da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde passarão por vistorias minuciosas tanto em seu conteúdo quanto na documentação referente à postagem, e estão sujeitas à pena de perdimento.

Receita Federal apreende diversos produtos sem procedência em Cascavel, Paraná. (Crédito: Receita Federal/Reprodução)
Receita Federal apreende diversos produtos sem procedência em Cascavel, Paraná. (Crédito: Receita Federal/Reprodução)

Geralmente, depois que todas as ações forem concluídas, os produtos apreendidos ficam reservados na sede do órgão por um tempo determinado, até que seja dado um destino para esses produtos. Repetindo o que aconteceu há algumas semanas, esses produtos apreendidos podem ser doados para instituições de caridade em todo o Brasil.

TV Box para IPTV são os principais alvos

Um dos produtos que mais ganhou relevância no mercado pirata no Brasil são os TV Box. Esses aparelhos prometem transformar qualquer TV em um smart TV, proporcionando acesso a internet, além de aplicativos comuns em televisores conectados à rede, como YouTube, Play Store, Netflix, Spotify e outras plataformas de streaming.

Entretanto, esses produtos ficaram ainda mais populares por meio da pirataria, que tem instalado um sistema modificado para também dar acesso a canais de TV por assinatura de forma gratuita ou a um preço bem abaixo do normal. A Receita Federal, em conjunto com a Anatel, tem se esforçado em diminuir o passo desses produtos, e nesta semana, apreendeu mais 36 mil TV box no Porto de Santos, em São Paulo.

Fonte: Receita Federal