Foi anunciado pela Google que finalmente o Brasil está recebendo uma nova alternativa de voz brasileira para o Google Assistente. Na tentativa de evitar estereótipos associados a assistentes virtuais e evitar o "rótulo", as opções de vozes serão identificadas por cores (vermelho ou laranja) ao invés de gênero.

Segundo o Google, as novas opções de voz para o Google Assistente trazem diversidade e inclusão na forma de se comunicar. Com a possibilidade de escolher uma voz com a qual o usuário se identifique, a Head de Marketing do Google Assistente, Maia Mau, diz que a ideia é que:

"O Google Assistente é uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia."

WaveNet: A empresa por trás da nova voz do Google Assistente

A empresa de inteligência artificial da Alphabet, a WaveNet, é a responsável por trazer a tecnologia por trás da nova voz do Google Assistente no Brasil. Para possibilitar a criação de uma nova voz para o assistente virtual nos celulares Android, foi utilizado uma rede neural geradora de ondas sonoras que é capaz de criar falas mais realistas.

O que faz com que a fala não pareça robótica como antes

Com o uso de inteligência artificial desenvolvida pela empresa de IA, WaveNet, é possível realizar a transição contínua entre palavras e frases. Anteriormente, o que se fazia era uma "costura" de diversos sons gravados por um único dublador, resultando em uma fala robótica e difícil de ser ajustada.

Como mudar a voz do Google assistente

Para alterar a voz do Google Assistente em seu celular, basta dar o seguinte comando de voz:

"OK, Google, mudar a voz do Assistente."

Clique neste link para ouvir a nova voz do Google Assistente.