Nos últimos anos, muito tem se falado sobre a questão da privacidade e, como sempre, a Apple "bate no peito" e fala com orgulho que protege os dados de seus usuários mais que qualquer outra empresa. No início da semana foi divulgado uma pesquisa onde mostra que a Google chega a coletar 20 vezes mais dados de usuários no Android ao comparar com o que foi coletado no iOS da Apple.

O estudo citado acima, analisou a quantidade de dados de telemetria transmitidos diretamente para as empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos sistemas operacionais mobile iOS e Android. Foi considerado não somente os dados de apps pré-instalados, mas também a atividade dos aparelhos durante os períodos de inatividade.

O pesquisador Douglas Leith, do Trinity College, diz:

"Tanto o iOS quanto o Android transmitem dados de telemetria para suas naves-mãe, mesmo quando um usuário não se logou ou configurou explicitamente as configurações de privacidade para cancelar tal coleta. Ambos os sistemas operacionais também enviam dados para a Apple e o Google quando um usuário faz coisas simples, como inserir um cartão SIM ou navegar na tela de configurações do aparelho. Mesmo quando ocioso, cada dispositivo se conecta ao servidor back-end em média a cada 4,5 minutos."

Segundo a pesquisa, enquanto o iOS obtem dados através da Siri, do Safari e do iCloud, o Android coleta informações utilizando o Chrome, YouTube, o Google Docs, o Safetyhub, o Google Messenger, o relógio e a pesquisa (mesmo quando o usuário não está conectado a uma conta Google). De acordo com o estudo, o iOS envia aproximadamente 42Kb de dados para a Apple depois que o celular é iniciado enquanto o Android envia 1Mb de informações para a Google.

"Quando ocioso, o Android envia cerca de 1 MB de dados ao Google a cada 12 horas, em comparação com o iOS que envia à Apple cerca de 52 KB no mesmo período. Só nos EUA, o Android coleta coletivamente cerca de 1,3 TB de dados a cada 12 horas. Durante o mesmo período, o iOS coleta cerca de 5,8 GB."

Google discorda do estudo

A Google entrou em contato com o site 9to5mac dizendo que discorda do resultado do estudo.

"Identificamos falhas na metodologia do pesquisador para medir o volume de dados e discordamos das afirmações do jornal de que um dispositivo Android compartilha 20 vezes mais dados do que um iPhone. De acordo com nossa pesquisa, essas descobertas estão erradas por uma ordem de magnitude, e compartilhamos nossas preocupações metodológicas com o pesquisador antes da publicação.

Esta pesquisa descreve amplamente como os smartphones funcionam. Os carros modernos enviam regularmente dados básicos sobre os componentes do veículo, seu status de segurança e horários de serviço para os fabricantes de automóveis, e os telefones celulares funcionam de maneiras muito semelhantes. Este relatório detalha essas comunicações, o que ajuda a garantir que o software iOS ou Android esteja atualizado, os serviços funcionem conforme o esperado e que o telefone esteja seguro e funcionando com eficiência."

A pesquisa pode ser lida integralmente aqui.

O que você achou desta iniciativa dos pesquisadores e do resultado? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!