Já faz mais de um ano que a Google vem desenvolvendo em uma solução para compartilhar arquivos, contatos, entre outras coisas, através da aproximação entre smartphones Android. Felizmente, recentemente a empresa anunciou que a Play Store está oferecendo compartilhamento de aplicativos e atualizações através da aproximação entre celulares.

A nova funcionalidade já havia sido detectada pelo site 9to5google através do APK Insight em setembro de 2020. Logo em seguida, em dezembro, a Google anunciou oficialmente sobre o lançamento da nova função de compartilhamento de aplicativos entre aparelhos Android.

Como utilizar a nova função na Play Store

A primeira coisa a ser feita é verificar se você já possui a versão 24 ou superior da Play Store. Feito isto, abra o app, toque no botão de três linhas horizontais em cima no canto direito e em seguida selecione "Meus apps e jogos". Após esta etapa, basta localizar a opção "compartilhar" (caso você não encontre, aguarde alguns minutos, pois foi descoberto que pode demorar um pouco para a Play Store ativar o recurso após a atualização).

Sistema de compartilhamento de aplicativos e atualizações na Play Store. Fonte: 9to5google
Sistema de compartilhamento de aplicativos e atualizações na Play Store. Fonte: 9to5google

Com a guia de compartilhamento aberta, a pessoa poderá enviar ou receber um aplicativo específico da Play Store. Em qualquer uma das opções, o usuário deverá fornecer o acesso a sua localização que é utilizado para determinar quais dispositivos estão próximos de você.

Com os apps selecionados na Play Store, a pessoa deverá escolher um destinatário para trocar os dados. O dispositivo escolhido deverá aceitar a solicitação de emparelhamento e ambos deverão inserir um código de sincronização por motivos de segurança.

Quando a transferência do arquivo iniciar, a taxa de transferência irá aumentar aos poucos. Ao concluir o download, o destinatário terá de pressionar o botão "instalar" para cada aplicativo transferido ou selecionar "instalar tudo".

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!