No início deste mês, a Samsung lançou uma atualização OTA (Over the Air) para toda a linha do Samsung Galaxy S10, inclusive o Galaxy S10 Lite, trazendo o Android 11 e a One UI 3.0. No entanto, a empresa interrompeu abruptamente a atualização e não está mais disponível para os smartphones da linha Galaxy S10.

A Samsung ainda não revelou o motivo para não disponibilizar mais a atualização, embora claramente isso esteja relacionado a alguns bugs descobertos. Alguns usuários dizem que a atualização introduziu alguns bugs irritantes, como um borrão estranho nas fotos e o aquecimento dos dispositivos durante o uso normal.

Suspeitamos que existem mais do que alguns bugs que forçaram a Samsung a tomar uma decisão tão drástica. Ainda não descobrimos quanto tempo levará para que a propagação da atualização seja retomada.

One UI 3.0 e Android 11

Vale lembrar que a atualização para a OneUI 2.5, supostamente causou problemas em muitas unidades do Galaxy S10 Lite, duas delas muito frequentes, estou falando do tom esverdeado da tela em baixo brilho e, ainda, problemas com o sensor de proximidade que cortava o áudio dos alto falantes da parte de baixo do smartphone jogando o som para o falando de chamadas.

Sabemos que apesar de parar com a atualização para o Android 11 e OneUI 3.0, muitas unidades da linha S10 já fizeram a atualização e, como a empresa não divulga o motivo, a preocupação está além dos bugs já identificados. Contudo se a atualização é oficial e de alguma forma isso cause um problema que impossibilite o uso do smartphone, a empresa é responsável e deve prestar todo o serviço de atendimento em assistência técnica para resolver o problema causado pela atualização.