Atualmente as importações de smartphones estão em baixa, dólar alto, fretes proibitivos e taxas alfandegárias sendo cobradas integralmente espantam um pouco os que querem comprar smartphones no exterior. Pior ainda é a hora de decidir, que versão comprar.

Ainda assim, há quem faça a importação, entre as marcas, o que mais chega do exterior são os modelos de smartphones da Xiaomi que, apesar de possuir representante oficial no Brasil, tem um amplo mercado na importação particular.

Outras marcas importadas também fazem sucesso aqui no Brasil. Duas delas são a OnePlus e a recém chegada Realme, mesmo com o dólar alto. Contudo quando você vai buscar por um smartphone em lojas como AliExpress, Banggood ou Gearbest, vem a dúvida pois lá existem diferentes versões de um mesmo smartphone e a dúvida surge.

Smartphone com ROM Global ou Internacional, qual importar? Versão Global ou versão internacional?

Quando falamos sobre versões, estamos falando do sistema que chega junto com o smartphone, o que faz o mesmo funcionar e aceita seus comandos através de toque e voz. Fazer a escolha errada por trazer uma dor de cabeça enorme. Então fique atento! A diferença principal entre as versões internacional e global está em sua origem.

Versão Global

A versão global, é a oficial dos fabricantes, desenvolvida para atender o maior número de mercados espalhados pelo mundo. Você receberá atualizações de maneira automática quando elas estiverem disponíveis, sem a necessidade de fazer buscas manualmente.

Além disso a versão Global traz todas as línguas, inclusive o português (Brasil). Mas não é só a questão do idioma e facilidade de atualização que levam você para escolher a versão Global sem nem piscar.

Existe uma variação na quantidade de bandas de rede disponíveis para o 3G, 4G e até mesmo o 5G, mas essa última teremos que esperar um pouco mais, afinal de contas não temos 5G ainda por aqui. Mas isso não impede de escolhermos um smartphone com 5G e saibamos de antemão que o mesmo funcionará no Brasil.

Geralmente a versão Global é preparada oficialmente para o maior número de países possível, com isso o smartphone com versão Global, traz as bandas compatíveis para cada país, pois o fabricante envia o produto oficialmente para o país, mas quando isso não ocorre, que é o caso de uma importação particular, devemos saber quais as bandas de rede de conexão existem no Brasil, para escolher o smartphone correto, geralmente a versão Global também é compatível.

Versão Internacional

A versão internacional, é uma versão modificada do sistema, apesar de também ser criada para atender a maior parte do mercado internacional, esta versão não é a oficial dos fabricantes, ou seja, essas versões podem não receber atualizações oficiais.

Enquanto a versão Global possui basicamente todas as línguas disponíveis, pode ser que a internacional possua menos idiomas inseridos e o portugês brasileiro pode não estar na lista.

A versão internacional, assim como possui uma restrição nos idiomas que chegam com o smartphone, possui também restrição sobre a quantidade de bandas de rede compatíveis.

Qual a melhor versão para você?

A resposta é relativamente simples. Se você tem um conhecimento mais avançado sobre smartphones, qualquer versão acabará lhe atendendo pois qualquer tipo de problema ou atualização que não chegue oficialmente você conseguirá resolver.

Mas se você quer um smartphone que tenha atualizações garantidas pelo fabricante do smartphone escolhido e não quer se aventurar em tentar resolver possíveis problemas, a versão mais estável e com menor chance de ter problemas, você deve escolher a versão global do smartphone.

Como verificar...

Cada fabricante mantém seus sites atualizados com as versões indicadas. No caso da Xiaomi por exemplo, você consegue verificar se o smartphone escolhido possui ou não versão global. Para isso acesse o site en.miui.com e busque pelo modelo escolhido.

Há um porém!

Algumas lojas que vendem e enviam smartphones para o Brasil indicam em seus anúncios, ROM Global, isso é diferente de versão Global, então você deve ficar muito atento com isso na hora de colocar o smartphone escolhido no carrinho e efetuar o pagamento.

Existe outro fato a se considerar, os fabricantes geralmente utilizam nomes diferentes para mercados diferentes. É o caso da Xiaomi, para a China temos o Redmi K20 Pro, que é exatamente igual ao Mi 9T Pro, só que traz seu sistema modificado para a versão que é distribuída globalmente. Então neste caso a escolha correta é comprar o Mi 9T Pro.

Portanto sempre confira se o smartphone escolhido é o com a versão Global, assim você evitará vários problemas futuros.

Existe uma solução mais simples!

Na dúvida, existem dezenas de modelos já no Brasil, importado por pessoas e empresas que já estão acostumadas a importar smartphones. Você encontra por aqui smartphones da Xiaomi, Realme, Oppo, OnePlus, Huawei e muitos outros até mesmo nas grandes lojas, através de marketplaces, mas vale aqui mais um alerta.

Embora ache totalmente errado, existem lojas dentro de marketplaces que fazer vendas internacionais, ou seja, você está pagando para um terceiro, importar o smartphone para você.

Eu não arriscaria, existem muitas lojas que possuem diversos modelos de grandes marcas aqui mesmo no Brasil. Isso poupa o trabalho de verificar a versão do smartphone e também poupará o tempo de espera, uma vez que o smartphone já está no Brasil.

Mesmo pagando um pouco mais, esses smartphones geralmente são vendidos com 3 meses de garantia, logo aconselho escolher o smartphone que já está no Brasil.