O assunto não é novo, porém o que antes era só rumor, agora tudo indica que o desenvolvimento de uma câmera frontal oculta sob a tela em smartphones Xiaomi parece que vai chegar em breve ao mercado.

Vários fabricantes já estão trabalhando em uma boa solução para deixar de utilizar entalhes e furos na tela de seus smartphones.

O leaker e especialista em tecnologia Ice Universe postou um vídeo em sua conta no Twitter no qual podemos ver duas versões do Xiaomi Mi 10 Ultra.

Um modelo possui um furo para a câmera frontal, já o outro smartphone mostra a tela livre de entalhes ou furos. De acordo com o tweet, deveriam ser imagens oficiais da fabricante chinesa de smartphones.

A produção em massa da câmera frontal oculta sob a tela da Xiaomi está programada para começar no início de 2021.

Já faz algum tempo que falamos sobre câmeras ocultas sob a tela e, principalmente, seus possíveis problemas quando ao uso. Meses atrás, a OnePlus nos mostrou o Concept One, um smartphone que também não tem câmeras visíveis na parte traseira do dispositivo. O conjunto de câmeras fica o tempo todo oculto e só é exibido quando o aplicativo de câmera é iniciado pelo usuário.

Para isso, os fabricantes utilizam o chamado vidro eletrocrômico, o processo se dá através de uma descarga elétrica que faz com que o vidro mude de cor, tecnologia que também é utilizada em fachadas ou montadoras de automóveis para escurecimento automático do espelho retrovisor, por exemplo.

Depois de termos passado pela corrida pelas telas dobráveis, câmeras com mais de 100 megapixels, entre outras, agora estamos diante da corrida pelo primeiro smartphone que irá trazer para o mercado a primeira câmera sob a tela.