No início do ano noticiamos que a Xiaomi, empresa que havia registrado patente de câmera sob a tela, deu declarações de que a tecnologia apesar de inovadora, estava longe de ser viável.

Agora, apenas alguns meses depois, a chegada dessa tecnologia está um passo mais perto da realidade, graças a Visionox, a mesma empresa responsável pela tela presente no Xiaomi Mi Mix Alpha e, além da Xiaomi, a Huawei é outra fabricante que também está utilizando telas da Visionox.

Semana passada o fabricante chinês de telas anunciou a nova tecnologia. Na verdade, anunciou o novo método de fabricação de um painel OLED, que permite atingir o nível de transparência necessário na área definida para a câmera ou câmeras frontais ficará instalada.

E é esse o grande problema para que a tecnologia avance, a incapacidade de oferecer um nível suficiente de transparência da tela para que uma captura ocorra sem problemas.

A Visionox conseguiu fabricar painéis OLED com um alto nível de transparência que permite tirar fotos de alta qualidade. Juntamente com outras empresas, eles também têm trabalhado em algoritmos que permitem evitar o efeito "fogging".

E tal problema parece ter sido resolvido, pois a Visionox está pronta para iniciar a produção em massa desses painéis OLED. E, nesse caso, os primeiros smartphones a trazer uma câmera frontal sob a tela podem chegar ao mercado ainda esse ano.

O gerente de produto da OnePlus apontou também para esse caminho, então temos três empresas possivelmente trabalhando com a Visionox nesta empreitada. Ele disse que já no segundo semestre deste ano, a tecnologia da câmera sob a tela entrará em produção em massa e será incorporada em produtos comerciais.

Outras informações apontam também para um dispositivo da Huawei que também chegou a registrar patente no mesmo período que a Xiaomi o fez em 2019 e também novos registros no início de junho de 2020, ou seja, tudo indica que das três empresas citadas a Huawei pode ser a primeira a trazer um dispositivo ao mercado com a nova tecnologia de câmera frontal sob a tela.