Em um estudo recente, a VPNpro, empresa especializada em segurança digital, revelou que o VivaVideo, um dos editores de vídeo para smartphones mais populares do mundo, é na verdade um spyware. Após algumas análises, foi possível concluir que o aplicativo, bastante utilizado por ser bem simples e eficiente, solicita permissões do sistema que são intrusivas e desnecessárias para seu funcionamento.

Sabemos que nos últimos anos o Google tem trabalhado pesado na segurança do Android. O Android 10, por exemplo, permite que o usuário tenha mais controle sobre as permissões de cada aplicativo. No entanto, é evidente que a Play Store ainda abriga milhões de softwares mal intencionados, algo que parece está longe do fim.

A desenvolvedora por trás do VivaVideo é a QuVideo Inc., que mantém vários outros aplicativos na loja do Google, sendo que alguns têm a mesma função de editor de vídeos. De acordo com a própria Play Store, o VivaVideo já foi instalado em cerca de 100 milhões de smartphones Android.

Aplicativos da desenvolvedora QuVideo Inc. na Play Store

O estudo da VPNpro também mostrou que, além das permissões intrusivas, o aplicativo também contém um Trojan que permite acesso remoto. Ou seja, pessoas mal intencionadas podem ter roubar seus dados.

Vale lembrar que o VivaVideo também pode ser encontrado na App Store, loja de apps do iOS. No entanto, quando falamos da plataforma da Apple, o aplicativo tem permissões limitadas e não chega a ser um grande perigo. Portanto, acreditamos que os desenvolvedores criaram uma versão para iPhone apenas com o propósito de aumentar sua popularidade.

Fica a dica: se você possui o VivaVideo instalado em seu Android, recomendamos fortemente que remova essa aplicação o mais rápido possível.