Em abril deste ano, um novo bug foi descoberto no iOS que acabou afetando diversos usuários. Tratava-se de alguns caracteres da linguagem Sindhi, que quando chegavam por mensagem de texto, simplesmente travava o aparelho.

Agora, proprietários de smartphones Android estão vivendo algo semelhante, mas desta vez com um papel de parede que, aparentemente, não apresenta perigo algum. De acordo com o renomado Ice Universe, esse simples wallpaper é responsável por travar aparelhos que rodam o sistema operacional móvel do Google, principalmente os da Samsung.

ATENÇÃO!!! Nunca defina esta imagem como papel de parede, especialmente para usuários de celulares Samsung! Isso causará uma falha no seu telefone! Não tente! Se alguém lhe enviar esta foto, ignore-a.

Quando o usuário baixa a imagem (JPG) e salva na galeria, nada acontece. Porém, assim que ela é definida como papel de parede, o smartphone começa a piscar a tela e reinicia aleatoriamente, entrando em loop e, consequentemente, inutilizando o dispositivo.

Segundo relatos de pessoas afetadas, para resolver o problema é necessário formatar o aparelho, algo que pode ocasionar em perdas de arquivos e dados importantes.

Pouco tempo depois do leaker ter compartilhado essa informação no Twitter, alguns usuários relataram que o bug, por algum motivo, não afeta smartphones da Huawei e OnePlus. O Ice Universe também descobriu outro ponto curioso à respeito da imagem:

Quando fiz o upload da imagem original para o Weibo, descobri que sua cor foi alterada (direita). Nesse momento, a imagem se tornou inofensiva, mas quando carregada no twitter, a imagem original não muda de cor e ainda é prejudicial. Por isso, suspeito que possa estar relacionado à gama de cores. Em outras palavras, o Weibo processou as fotos e retirou os metadados nocivos. Mas o mecanismo do Twitter para processar fotos é diferente do Weibo.

Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o caso, então ainda não sabemos quando esse bug que explora uma vulnerabilidade do sistema será corrigido. Portanto, tenham muito cuidado com a imagem mostrada e de maneira alguma a utilize como papel de parede.