Já temos no mercado de smartphones, alguns dispositivos dobráveis. Atualmente temos basicamente dois formatos que podemos chamar de padrão.

Um, transforma o smartphone em um tablet, é o caso do FlexPai e FlexPai 2 da Royole, do Galaxy Fold da Samsung e o Mate X e Mate Xs da Huawei.

Outro formato é o que transforma o smartphone em um dispositivo mais compacto, muito semelhante aos antigos celulares "flip" que se abriam para dar acesso aos seus teclados que ficavam protegidos.

Neste segundo formato, atualmente o que fica protegido são as telas dobráveis, presentes nos Galaxy Z Flip e também no Motorola Razr (2019).

Agora temos novamente o registro de novas patentes de dispositivo dobrável da ZTE, não é a primeira vez que falamos da marca aqui. Inclusive a ZTE vem acumulando patentes de vários smartphones/tablets dobráveis, contudo ainda não trouxe ao mercado nenhum dispositivo oficialmente.

Patente de smartphone dobrável da ZTE - Dobrado (fonte: LetsGoDigital)
Patente de smartphone dobrável da ZTE - Dobrado (fonte: LetsGoDigital)

Um recente registro de patente mostra um smartphone dobrável da ZTE com um design diferenciado. A patente do design foi enviada pela ZTE em meados de 2019.

E hoje, 29 de maio de 2020, o Departamento de Propriedade Intelectual emitiu oficialmente a patente. Os dados da patente mostram que o smartphone móvel é diferente do smartphone dobrável anterior registrado pela empresa.

Ele possui uma linha dobrável horizontal e sua tela fica na parte externa do dispositivo quando dobrado. Quando o smartphone é aberto, basicamente quase dobra o tamanho de sua tela. Contudo, em um primeiro momento, sem saber as dimensões do dispositivo, não sabemos se podemos enquadrar ele como um smartphone que se dobra ficando menor, ou um smartphone que se desdobra se transformando em um tablet.

Mas o que fica perceptível é que sua tela fica voltada para fora, assim como os dobráveis da Huawei e da Royole. Observando a ilustração, ainda percebemos bordas muito finas e embora este dispositivo tenha uma câmera, ela não é vista na tela.

Patente de smartphone dobrável da ZTE - Desdobrado (fonte: LetsGoDigital)
Patente de smartphone dobrável da ZTE - Desdobrado (fonte: LetsGoDigital)

Com a tela voltada para fora, basta termos aqui um conjunto único de câmeras, afinal com o dispositivo dobrado, existirá tela em ambos os "lados".

Existem botões físicos nas laterais do smartphone. Obviamente, esses serão os botões de ligar e volume. Como a tela se dobra para trás, a interface USB-C foi movida para o topo, é meio óbvio, afinal se não fosse desse jeito não daria para encaixar um cabo no dispositivo para carregamento.

À primeira vista, o dispositivo parece ser muito fino, mesmo quando dobrado, um detalhe que vai contra o que os fabricantes vem entregando atualmente é a quantidade de câmeras do dispositivo. As imagens mostram um conjunto duplo de câmeras.

Vale relembrar aqui, apesar de algumas patentes registradas, a ZTE ainda não possui nenhum dobrável no mercado. Então esse pode ser mais um daqueles dispositivos que só veremos em imagens na internet.

E você, já se sente confortável em utilizar um smarphone com tela dobrável? Eu sigo convicto de que a solução da LG com sua segunda tela destacável ainda é a melhor e mais segura solução.