Sabemos que o setor de smartphones da Sony vem registrando prejuízos há um bom tempo. Isso porque a empresa não tem conseguido apresentar modelos que realmente chamem a atenção do público e, consequentemente, gerem lucros significativos, muito em parte devido ao preço alto que é cobrado.

O Xperia 1 II, por exemplo, que é o topo de linha mais recente da marca, chegou aos Estados Unidos por US$ 1.200, algo em torno de R$ 6.522 em conversão direta. A situação que já era difícil se agravou ainda mais no primeiro trimestre deste ano, dado que a empresa revelou que vendeu apenas 400 mil smartphones, o número mais baixo desde 2010.

No entanto, apesar dos prejuízos milionários, parece que a Sony não pretende desistir tão cedo desse setor, muito pelo contrário, pois informações apontam que a gigante japonesa está de olho no futuro. De acordo com patentes obtidas pelo LetsGoDigital, a empresa vem considerando a possibilidade de lançar um Xperia com mecanismo pop-up duplo.

Imagem: LetsGoDigital
Imagem: LetsGoDigital

Olhando as imagens, podemos notar que essa solução deve abrigar a câmera frontal do aparelho e um alto-falante, que estariam posicionados na parte superior e inferior, respectivamente.

Graças ao novo mecanismo, o dispositivo teria como maior destaque o som estéreo. Além disso, a descrição da patente também revela que o usuário pode controlar qual parte deve ser acionada:

Durante uma chamada, os dois mecanismos são acionados, mas para tirar uma selfie, apenas o superior é aberto. Eles são independentes e podem ser acionados automaticamente em alguns casos.

Vale lembrar que o registro da patente não significa que a Sony planeja lançar um smartphone com esse mecanismo pop-up duplo, apenas que ela considera essa ideia, podendo (ou não) tirá-la do papel em algum momento.