A Huawei segue proibida de negociar com empresas americanas por conta do embargo comercial imposto pelos EUA. Com isso segue impossibilitada de utilizar os serviços do Google em seus smartphones, nada de Play Store e nada de aplicativos Google para os novos smartphones.

Contudo o Google já solicitou por mais de uma vez, licença para retornar seus negócios com a gigante chinesa, é claro que a ausência dos serviços da empresa americana em dispositivos Huawei apontam para o Departamento de Comércio Americano, não concordando com a voltade do Google retomar a parceria com a empresa chinesa.

Enquanto a Huawei não usar os serviços do Google, a empresa fica impossibilitada de usar também seus aplicativos, mas existe aqui um porém. A Huawei espera que o Google publique alguns de seus aplicativos na Huawei AppGallery, assim como faz com a AppStore da Apple.

Esse precedente pode criar alguma brecha legal que permita o uso dos aplicativos Google instalados a partir da AppGallery, mas vale lembrar aqui que a Apple não tem problema algum com o Departamento de Comércio dos EUA, só com Trump que vem puxando a orelha da empresa, cobrando investimento no 5G.

A ideia surgiu quando o executivo da Huawei comentou à CNBC: "Esperamos que os serviços do Google possam estar disponíveis na AppGallery, assim como os serviços do Google na App Store da Apple", disse o presidente Eric Xu.

Como citado acima, as chances disso ocorrer são mínimas, visto que a situação da Apple e da Huawei são muito diferentes. Embora as restrições legais impostas a Huawei estejam sempre mudando, provavelmente é seguro supor que, se o Google não puder trabalhar com a Huawei para licenciar o Play Services, provavelmente também não poderá trabalhar com a Huawei para publicar aplicativos na própria loja da empresa.

A maioria dos aplicativos do Google também depende da estrutura do Play Services; portanto, mesmo se o Google estivesse interessado, a empresa teria que fazer alterações que podem fazer com que não seja interessante ter seus aplicativos na loja da Huawei.

Uma coisa é certa, como os serviços são digitais, o retorno da parceria da Huawei com a Google faria com que os serviços do Google assim como seus aplicativos retornassem aos novos dispositivos da Huawei em questão de um atualização de sistema.