A Samsung apresentou a linha Galaxy S20 em 11 de fevereiro, mas durante o evento de lançamento, a empresa deixou de fora um recurso que vem embarcado em todos os três modelos. Felizmente agora sabemos do que se trata.

Em um comunicado oficial, a gigante sul-coreana disse que seus novos smartphones topos de linha trazem um chip de segurança especial chamado "Secure Element". De acordo com a Samsung, essa solução de segurança é uma mistura de hardware (chip S3K250AF) e software otimizado, podendo ser usado em dispositivos móveis com certificação CC EAL (Common Criteria Evaluation Assurance Level).

A empresa afirma que o chip é um "cofre resistente a violações que armazena dados confidenciais dos usuários, como PINs, senhas e credenciais de criptomoeda", fazendo com que não seja preciso salvar dados sensíveis no próprio armazenamento interno do smartphone.

Esse componente também possui contramedidas extras para se defender de ataques hackers, como aqueles que usam engenharia reversa e falhas de energia, por exemplo, dificultando bastante o acesso ou a cópia de dados confidenciais do usuário.

O "Secure Element" já teve sua produção em massa iniciada, sendo até então exclusivo da linha Galaxy S20. No entanto, espera-se que ele apareça em mais smartphones da Samsung ou até mesmo de outras fabricantes.

Se pararmos para pensar, a solução de segurança da gigante sul-coreana é semelhante ao chip Titan-M do Google, que foi inserido na linha Pixel 3 e 4. Portanto, fica bem claro que essas empresas estão preocupadas com a segurança de seus clientes, oferecendo medidas extras para impedir que os dados sejam acessados por pessoas mal intencionadas.

Via