Hoje, a Essential surpreendeu a todos com um anúncio no blog da empresa. A Essential encerrará totalmente suas operações.

Com isso, o Projeto GEM deixa de existir, o aplicativo Newton Mail do Essential deixará de funcionar em abril e o Essential Phone (PH-1), o único smartphone que a empresa trouxe ao mercado, não receberá mais atualizações.

Embora isso não impacte o uso do Essential Phone, a Essential informou que a atualização de segurança lançada no dia 3 de fevereiro é a última que será disponibilizada para o smartphone.

O suporte ao usuário do Essential Phone também terminará com o encerramento das operações da empresa, portanto, é uma ótima ideia considerar mudar de smartphone.

A Essential foi criada em 2015 por Andy Rubin, um dos co-fundadores do Android. A Essential conseguiu arrecadar US$330 milhões em financiamento antes do lançamento do Essential PH-1, também conhecido como Essential Phone, em 2017.

Essential Phone
Essential Phone

O dispositivo não chegou a ficar muito tempo sob as luzes dos holofotes e vendeu muito menos do que o previsto e seguiu assim, morno, no mercado de smartphones.

Depois do Essential Phone a empresa começou a apostar no Project GEM, que o objetivo de trazer um dispositivo topo de linha, mas parece que esses esforços acabaram com os recursos da empresa antes de sair do papel.

Em um trecho da publicação no blog a empresa diz que...

"Em outubro, lançamos o Project GEM, uma nova experiência móvel que nossas equipes de hardware, software e nuvem construíram e testaram nos últimos anos. Nossa visão era inventar um paradigma de computação móvel que se integrasse mais perfeitamente às necessidades de estilo de vida das pessoas.

Apesar dos nossos melhores esforços, agora levamos a Gem o mais longe possível e, infelizmente, não temos um caminho claro para entregá-la aos clientes. Diante disso, tomamos a difícil decisão de interromper as operações e encerrar o Essential."

E seguiu agradecendo os seus funcionários, aos parceiros e também aos usuários que apostaram na empresa.

Essential Gem
Essential Gem

No post é possível visualizar o Essential Gem que foi exibido meses atrás em diversos canais no Youtube, mas que estão presentes somente no site da empresa atualmente.