Em 2019 tivemos grandes avanços no mercado de smartphones, principalmente no setor de câmeras, com determinados modelos ultrapassando os 100MP. No entanto, parece que este ano a "história" mudará completamente, superando todas as expectativas.

De acordo com informações publicadas no Weibo, uma espécie de Twitter da China, alguma fabricante de smartphones iniciou os testes de um sensor de 256MP. Infelizmente, ainda não há detalhes sobre qual aparelho foi usado, mas levando em consideração a imagem vazada, podemos notar que a interface do aplicativo de câmera é bastante semelhante com aquela utilizada por várias fabricantes chinesas, como Xiaomi, Oppo e Vivo, por exemplo.

Suposto sensor de 256MP

De qualquer forma, é importante lembrar que não podemos confirmar a veracidade dessa imagem, dado que a mesma pode ser apenas uma montagem criada para causar falsas expectativas. Além disso, se pararmos para pensar, existe outro ponto que torna tudo isso ainda mais estranho.

No momento, o processador mais potente disponível para smartphones Android é o Snapdragon 865 da Qualcomm. Segundo a fabricante, este componente suporta sensores de "apenas" 200MP. Portanto, seria impossível para qualquer empresa apostar em uma câmera de 256MP em seu próximo topo de linha deste ano.

Outra questão de devemos considerar é o fato de que os sensores da Sony e da Samsung são os mais utilizados do setor, e até o momento, nenhuma das empresas anunciaram planos para criarem uma lente com tantos megapixels, algo que torna a imagem ainda mais suspeita.

Sendo assim, teremos que aguardar mais informações que corroborem com esse vazamento, só então poderemos "carimbar" (ou não) sua veracidade.