As maiores fabricantes de smartphones estão se preparando para lançar novos modelos este ano. A Samsung, por exemplo, deve apresentar a linha Galaxy S11 em fevereiro durante a MWC, enquanto que a Huawei irá oficializar a linha P40 no final de março.

Rumores apontavam que a HMD Global também lançaria seu novo topo de linha, que até então vem sendo chamado de Nokia 9.2, no começo de 2020, mais especificamente na MWC. No entanto, de acordo com o perfil Nokia Anew no Twitter, conhecido por vazamentos precisos com relação à marca finlandesa, a companhia adiou o anúncio devido a troca de processador.

Vazamentos anteriores sugeriram que o Nokia 9.2 chegaria ao mercado com Snapdragon 855, que embora esteja longe de ser um chipset ruim, não é o mais recente (e potente) da Qualcomm, dado que esse título pertence ao Snapdragon 865, que será o "coração" dos melhores smartphones deste ano.

Então, a troca de processador certamente é uma ótima notícia para os fãs da Nokia. Por outro lado, isso significa que os interessados terão que esperar um pouco mais para adquirirem o próximo flagship da empresa.

De qualquer forma, se levarmos em consideração que muitas fabricantes pretendem lançar smartphones com Snapdragon 865 na primeira metade de 2020, acreditamos que o motivo real do adiamento do Nokia 9.2 não esteja relacionado apenas a troca de processador.

Nokia 9 PureView

É possível que a HMD Global use o tempo extra para aprimorar todos os aspectos do aparelho, na tentativa dele não registrar o mesmo baixo desempenho do Nokia 9 PureView. No entanto, o atraso pode comprometer o sucesso do dispositivo, dado que quando ele chegar ao mercado outros modelos já estarão disponíveis, como o Galaxy S11, Xiaomi Mi 10 e OnePlus 8 Pro, por exemplo.