O RAZR 2019 é o primeiro smartphone dobrável da Motorola, que foi anunciado oficialmente no mês passado. Ele traz a nostalgia do antigo RAZR V3, pois ao contrário de outros modelos, como o Huawei Mate X e o Galaxy Fold, este aparelho se dobra na vertical. Por outro lado, a Motorola resolveu apostar em especificações mais modestas, enquanto que seus rivais entregam um hardware de ponta.

De qualquer forma, apesar do RAZR 2019 ter sido lançado há pouco tempo, parece que a empresa pode estar trabalhando no design do seu sucessor, possivelmente chamado de RAZR 2020. Uma nova patente registrada no USPTO (Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos) revela alguns detalhes interessantes à respeito deste modelo.

O documento, que traz a descrição "celular dobrável com câmera fisheye", indica que a Motorola analisa a possibilidade de ressuscitar os Moto Mods, acessórios exclusivos que foram destinados a linha Z. O esboço da patente mostra que a parte destacada no meio do aparelho, que serve para abrigar as câmeras, pode ser usada para elevar o dispositivo em uma superfície plana. Também existem outros Moto Mods, como um de projetor e um alto-falante.

Possível RAZR 2020

Além disso, buscando reduzir os custos do aparelho, a Motorola pode apresentar duas telas separadas, e não um display flexível, que naturalmente aumentaria o preço final do produto. Assim como o Galaxy Fold, há uma tela secundária quando o dispositivo está fechado.

Lembrando que o registro da patente não garante que a fabricante realmente pretende oficializar um dispositivo como esse em 2020. No momento, o foco da Motorola é o RAZR 2019, dado que recentemente, na tentativa de torná-lo mais popular, a empresa reduziu o valor para substituição do display.

Via